Enxadristas participaram de Festival em Catanduva

20/04/2011

Apesar de não conseguirem uma vaga nos campeonatos, os jogadores assisenses obtiveram boas classificações na tabela

A equipe de xadrez da Secretaria Municipal da Educação participou do FENAC (Festival Nacional da Criança) de Xadrez, I Troféu Dr. Antonio, no último final de semana, em Catanduva-SP, para buscarem uma vaga nos campeonatos Mundial e Pan-americano. Apesar de os jogadores não terem conseguido ficar nas primeiras colocações, garantindo a participação nestes campeonatos, vários deles ficaram bem posicionados na tabela.

O festival envolveu jogadores de várias partes do país, sendo dos estados de São Paulo, Amazonas, Paraná, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, nas categorias Sub 08, 10,12 e 14. “O campeonato teve um nível muito alto, apesar de não termos conquistado uma vaga para o Mundial ou Pan-Americano é importante destacar que os nossos enxadristas chegaram longe e foram muito bem, além disso, valeu pela experiência”, afirmou Cristiane Meira, professora responsável pela equipe de Assis.

Um destaque da cidade de Assis foi a jogadora Juliana Graciano, da EMEIF Maria Amélia de Castro Burali, que conquistou o 12º lugar, com três pontos, na categoria Sub 10. A premiação foi até o 10º colocado, mas a enxadrista ficou entre as melhores do Brasil. Ainda na Sub 10, Fernando Yutaka de Ferreira, da Autarquia de Esportes, ficou em 28º, com três pontos.

Já na categoria Sub 12, a classificação dos jogadores assisenses foi a seguinte: Na categoria masculina em 35º lugar - Airon Freire, da EMEIF Lucas Thomas Menk; 36º lugar - André Satoshi Ferreira, da Autarquia de Esportes; 46º lugar – Julio Bianchini, da EMEIF Guiomar Namo de Mello. Já na categoria feminina a classificação foi: 26º lugar – Mariana Ribeiro, EMEIF Firmino Leandro; 27º lugar – Carolina Piedade, EMEIF Firmino Leandro; 29º lugar – Bruna Valim, Autarquia de Esportes; 32º lugar – Larissa Garcia Sampaio e na Sub-absoluto ficou Leonardo Paiva, da Autarquia de Esportes, em 51º lugar.

Durante o festival, os jogadores tiveram a oportunidade de conhecer e trocar experiências com o gaúcho Giovanni Vescovi considerado o melhor enxadrista do país e o 120º melhor do mundo. O resultado final do festival, com a classificação dos campões, disponibilizado pela equipe do FENAC ficou da seguinte forma:

Categoria Sub 8 feminino:Campeã: Mariana Sawae Kikuchi Cadilhac (Registro-SP), Vice Campeã:  Maria Julia Soares De Grandi  (Catanduva-SP), 3ª colocada: Julia Spina (Catanduva-SP).

Categoria Sub 8 absoluto: Campeão: Alberto Tonhati Bonvini (Batatais-SP), Vice Campeão: Enzo Garcia Kina (Catanduva-SP), 3ª colocado: Gabriel de Borba (Blumenau-SC). Categoria Sub 10 feminino: Campeã: Karen Hoshino (São Paulo-SP), Vice Campeã: Andreia Meritho Carvalho Martins (Carapicuiba-SP), 3ªcolocada: Rafaela Buainain Luiz (Catanduva-SP).

Categoria Sub 10 absoluto: Campeão: Álvaro Cristiano Miguelino Sousa (Juazeiro-BA), Vice Campeão: Giovanni Vescovi Filho (Barueri-SP), 3ª colocado: Gianluca Jorio Almeida (Rio de Janeiro-RJ).

Categoria Sub 12 feminino: Campeã: Katherine Lemos Vescovi (Barueri-SP), Vice Campeã: Eduarda Oliveira de Freitas (Rio de Janeiro-RJ), 3ª colocada: Lesly Viviane Montúfar Berrios (Uberlândia-MG).

Categoria Sub 12 absoluto: Campeão: Tiago Lopes Oliveira (Barueri-SP), Vice Campão: Leonardo Yamamoto Portezan Gonçalves (Santos-SP), 3ª colocado: Michael Felippy Silva Marques (Juazeiro-BA).

Categoria Sub 14 feminino: Campeã: Larissa Yuki Ichimura Gonçalves Barbosa (Santos-SP), Vice Campeã: Ramyres Santana Coelho (Juazeiro-BA), 3ª colocada: Alaize DallïOrsoletta (Lacerdópolis-SC).

Categoria Sub 14 absoluto: Campeão: Arthur Gontijo Chiari (SESI-MG), Vice Campeão: Klaus Seiji Furucho Gotz (São Paulo-SP), 3ª colocado: Marcos Vinicius Contrera Sakada (Paranavaí-PR).

Fonte: Assessoria SME