Dia Mundial do Livro é marcado por atividades

19/04/2011

Para comemorar o Dia Mundial do Livro e incentivar a leitura, os responsáveis pela EMEIF João Leão de Carvalho realizaram, nesta segunda-feira (18), uma programação com atividades artísticas e culturais. Os alunos fizeram apresentações de teatro, leituras de poemas e participaram de oficina de música, contação de histórias e exposição.

No período da manhã, as crianças recitaram os poemas “As borboletas” (de Vinícius de Moraes), “Pirilampo” (de Célia de Lima) e “O elefante” (autor desconhecido) e apresentaram o teatro da Galinha Ruiva. Já no período da tarde, o poema foi “Caixa Mágica de surpresa” (de Elias José) e os estudantes encenaram as histórias de “Chapeuzinho Vermelho”, “A bela e a Fera”, “Cinderela”, “Branca de Neve e os sete anões” e “Tarzan”, ainda participaram de um encontro com o escritor assisense Márcio Ribeiro.

“A idéia de realizar as atividades alusivas ao Dia do Livro foi proposta pela professora de Leitura, Andréia Major. A intenção foi viabilizar este tipo de atividade na escola e, por isso, aceitamos a sugestão e desenvolvemos um trabalho em conjunto com toda a equipe escolar”, contou a diretora da escola, Gisele Lopes Rodrigues.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer várias histórias no Circuito da Hora do Conto, onde oito salas foram preparadas para apresentarem uma história usando em cada uma delas uma forma diferente. Elas foram contadas através de leitura de livro, vídeo, áudio, fantoche, rádio, objetos e também sem nenhum tipo de recurso.

Além das crianças da EMEIF João Leão de Carvalho, cerca de 40 estudantes da EMEIF Nísia Mercadante e mais 70 da Casa da Menina participaram das atividades. “O resultado foi além da nossa expectativa. Foi um momento mágico e surpreendente ver a reação das crianças com a decoração, com as fantasias e com todo o colorido que estimulavam a imaginação”, afirmou Gisele.

No final do dia, durante o horário de estudos, os professores também participaram de uma oficina de Leitura com o bibliotecário, Fábio Souza, e de um momento cultural com Lucas Osório Silva (Programa Mais Educação) e com o voluntário Bráulio Rodrigues. “Quero agradecer aos professores pelo empenho em preparar as atividades e também aos nossos convidados por terem aceitado compartilhar suas experiências ajudando a formar e a construir a educação destas crianças”, finalizou a diretora.

Dia do Livro

Fonte: Assessoria SME