1º Arraia da Aprumar será realizado em maio

15/04/2011

A Associação dos Produtores Rurais do Município de Assis e Região (Aprumar) confirmou a data para realização do “1º Arraia da Aprumar”, que acontecerá no período de 13 a 15 de maio, no recinto da Associação. O evento será uma festa cultural focada na tradição caipira e terá a participação das Secretarias Municipais da Agricultura e Educação.

Dirigentes da Aprumar se reuniram com a equipe da educação, na sede da Associação, para estabelecer parceria para o evento. Participaram do encontro o idealizador e fundador da Aprumar, José Fernandes, a secretária da educação, Ângela Canassa e cerca de 30 gestores da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de somar ideias e planejar a festa.

Segundo José Fernandes, o tema do Arraia será Culturas Regionais Brasileiras, visando o resgate da tradição caipira e da valorização do setor rural. “Entendemos que a educação é a base de tudo, por isso convidamos a secretaria da educação para trazer nossas crianças para o Arraia, bem como suas famílias, para um momento de resgate de nossa tradição e raiz, que é o campo. Será uma grande oportunidade para uma confraternização da comunidade assisense. Além de apoiar o produtor rural nas suas ações a Aprumar também tem a preocupação de preservar as tradições do homem do campo e garantir sua valorização ”, enfatiza Fernandes.

A programação para os três dias ainda está sendo fechada, no entanto a Secretaria da Educação já confirmou a participação das escolas municipais com apresentações artísticas culturais e vendas de comidas típicas. “No ano passado nós oferecemos aos nossos professores de educação física capacitação para trabalhar com os alunos as diversas modalidades de danças típicas culturais. Esses professores já estão trabalhando o tema nas escolas e este será um excelente momento para colocar o curso em prática e mostrar o resultado do nosso trabalho à comunidade e, principalmente, aos pais que são nossos grandes parceiros e sem os quais nosso trabalho não teria sucesso”, ressalta Canassa.

A organização do evento informou que o mês de maio foi escolhido para realização do Arraia em virtude de o mês de junho já estar comprometido no calendário escolar e, principalmente, devido ao fato de a data estar muito próxima à realização da 11ª Festa do Milho, tradicional evento promovido pela Aprumar, que já tem data confirmada para o período de 1 a 3 de julho. “A nossa Festa do Milho é um evento de extrema importância, pois é de cunho beneficente o que permite repasse de arrecadação às entidades assistenciais de Assis. A organização do evento estará na sua reta final em junho e assim não podemos fazer um evento tão próximo”, esclarece José Fernandes, idealizador da Festa e também patrocinador.

Fonte: Assessoria - SME