Projeto Cultural: Preservação Ambiental em Assis

11/04/2011

Na última sexta-feira (08), as crianças de 4º ano da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de conhecer o autor de “Amiga Lata, Amigo Rio”, Thiago Cascabulho, e debaterem sobre assuntos relacionados à preservação ambiental apresentados no livro, no Cinema Municipal. O evento é a principal atividade do Projeto Douradinho trazido para o município com o apoio da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria da Educação de Assis.

Esta interação entre o escritor e os pequenos leitores ocorreu em três períodos com cerca de 300 alunos em cada um. Este trabalho se deu após a entrega gratuita dos exemplares do livro nas escolas e a leitura realizada com o apoio dos docentes, assim os estudantes chegaram mais dispostos e com mais curiosidades sobre o tema.

“A presença do escritor para abrir um debate com os alunos é importante para acabar com a ideia de que o autor é uma pessoa diferente e muito distante”, comentou Ângela Canassa, secretária da Educação de Assis.

De acordo com Denise Calixto, da Coordenação de Convênios e Projetos da SME, Thiago Cascabulho aproveitou a empolgação das crianças e realizou um jogo interativo para tratar dos assuntos apresentados na obra. “Foi um encontro produtivo, interativo e lúdico. As crianças responderam a todas as questões levantadas pelo escritor e isso fez do trabalho algo muito eficaz e que terá continuidade em sala de aula através do guia pedagógico entregue aos professores”, afirmou.

O Projeto Douradinho além de conscientizar as crianças sobre a preservação ambiental também trabalha com o incentivo à leitura através da história do peixe Douradinho que, ao longo da narrativa, se depara com muita poluição nos rios e ganha este nome porque uma lata dourada fica presa em sua nadadeira e passa a ser sua companheira.

Encontro com o autor

Fonte: Assessoria SME