Alunos se preparam para Olímpiada de Astronomia

11/04/2011

Cerca de 150 estudantes do 5º ano da EMEIF João Luiz Galvão Ribeiro estão se preparando para a XIV OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) a ser realizada no dia 13 de maio em uma única fase em todas as escolas públicas e privadas cadastradas no evento. Os vencedores receberão medalhas e certificado de participação.

Desde o começo do ano, os professores estão desenvolvendo atividades com os alunos sobre os conceitos ligados à Ciência e, principalmente, sobre a Astronomia como características do sistema solar, fontes de energia, planetas, princípios de foguetes e satélites e etc. “Para os organizadores da OBA todos os alunos são considerados vencedores, pois a Olimpíada estimula o estudo porque o conteúdo apresentado pelo professor desperta o interesse pela Ciência”, contou Sílvia Mota, coordenadora pedagógica.

A comissão organizadora da OBA envia o material para estudo com exemplos de questões e guia pedagógico. Para o dia da prova, o caderno de perguntas é entregue à escola que aplica a avaliação aos alunos participantes. “Esta atividade enriquece a aprendizagem, os estudantes são incentivados a participarem, mas não são obrigados. Porém todos querem desenvolver as atividades e mostrar seu conhecimento. Além disso, os professores também passam a atualizar os seus conhecimentos”, disse a professora Gabriela Biason.

E para auxiliar na compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula, cerca de 70 alunos da EMEIF João Luiz Galvão Ribeiro visitaram no mês passado a Usina Hidrelétrica Canoas I, em Cândido Mota, para vivenciarem a rotina e aplicação de alguns conceitos.

“A visita foi muito produtiva, pois os alunos puderam conhecer como se dá a geração de energia e quais as contribuições da usina para os municípios”, disse a professora Cibele Escobar que acompanhou os estudantes durante a visita.

Fonte: Assessoria SME