EMEIF Maria Clélia retoma atividades extraclasses

11/04/2011

A Emeif Profª. Maria Clélia de Oliveira Valim, na Vila Operária, e que atende 300 alunos em regime integral, retomou suas atividades extracurriculares. Segundo a Diretora Maria Neusa Rodrigues Francisco a proposta, mesmo antes da instalação do regime integral, já era de diversificar as atividades das crianças, sempre saindo para outros lugares, visando o bem estar o prazer em aprender fora da sala de aula.

“Após a escola passar a ser  o dia todo, nos sentimos na obrigação de realizarmos passeios monitorados por nossa equipe. Quando as crianças aprendem de uma forma diferente, complementam conhecimentos em lugares agradáveis e seguros”, disse.

As crianças visitaram o sitio “Toca da Raposa” e tiveram uma aula de ecologia no campo, participando de trilhas, conhecendo nascentes, matas ciliares, reflorestamentos, além de muito lazer e um almoço servido no local.

“Esse trabalho é desenvolvido desde 2007, e que toda a comunidade conhece pela segurança e seriedade da proposta pedagógica, que sai dos muros da escola para buscar novos horizontes”, afirmou Neusa.

Segundo a professora Cláudia Cilene que atua junto ao quinto ano, “a escola de tempo integral é uma proposta  excelente no âmbito físico escolar, mas nós optamos em sempre  sair com os alunos para  eles vivenciarem práticas ecologicamente corretas, e que as crianças voltam sempre felizes e renovadas por irem a um lugar lindo com muito verde, as energias se renovam e a produtividade aumenta na sala de aula”, comentou.

“Os agendamentos para visitas sempre são feitos no parque, e estaremos nos próximos dias atendendo  cerca de 400 alunos do Beija Flor, da Emeifs Lucas Thomas Menk e Santili Sobrinho”, explicou o idealizador do Projeto Educação  Ambiental a Campo, profº Antonio Marcos Nogueira, que coordena o Centro de Referencia em Educação Ambiental, no Parque Buracão.

Fonte: Assessoria SME