SME traz para o município o Projeto Douradinho

08/04/2011

Para dar continuidade ao trabalho de incentivo à leitura, a Secretaria Municipal da Educação trará para Assis o Projeto Douradinho, com o apoio da Secretaria da Cultura do Rio de Janeiro, para conscientização das crianças do ensino municipal sobre leitura e preservação do meio ambiente através de um encontro com o escritor do livro “Amiga Lata, Amigo Rio”, Thiago Cascabulho, nesta sexta-feira (08), das 8h às 9h, das 9h às 10h e das 14h às 18h, no Cinema Municipal.

Nesta nova edição do Projeto Douradinho foram distribuídos gratuitamente exemplares do livro “Amiga Lata, Amigo Rio”, aos alunos de 4º ano de Assis e mais outras 32 cidades do Estado de São Paulo, junto com um Guia Pedagógico baseado nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) para dar suporte aos professores na continuidade do trabalho de incentivo à leitura e preservação do meio ambiente em sala de aula.

De acordo com Denise Calixto, integrante do setor de Coordenação de Convênios e Projetos da SME, antes de ser trazido para o município o projeto teve suas bases analisadas. “Verificamos que o projeto alia incentivo à leitura e conscientização ambiental, além disso, o livro propicia uma leitura leve, agradável e muito divertida e envolve um trabalho posterior das crianças em sua comunidade. Por isso, nos empenhamos para trazermos para cá”, contou.

Segundo a secretária da Educação de Assis, Ângela Canassa, a rede municipal de ensino está cadastrada no projeto desde o final de 2010 e agora foi possível proporcionar às crianças este encontro com o escritor. “A presença do escritor para abrir um debate com os alunos é importante porque acaba com aquela ideia do autor ser uma pessoa muito diferente e distante. As crianças já leram o livro e agora terão a oportunidade de descobrir como a história foi criada e ainda entenderem a importância da leitura no seu cotidiano e da preservação do meio ambiente”, acredita.

O livro e o autor

O livro “Amiga Lata, Amigo Rio” (Editora TM Cascabulho, ano 2008) é a base do Projeto Douradinho e foi escrito por Thiago Cascabulho quando tinha 19 anos. Thiago é jornalista, pós-graduado em Literatura Infanto-Juvenil pela UFF e Diretor de Criatividade da Caraminholas. Também é autor dos livros “Jujuba, a Princesa do Jardim” e “Quatro Cantos de Euclides”.

Fonte: Assessoria - SME