Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Escola Beija Flor participa de simultânea

31/05/2010

Na manhã deste sábado, foi realizada na quadra da EMEIF ‘Maria José Silva Valverde’, a cerimônia oficial de abertura do 1º Festival Internacional de Xadrez de Assis. Após a solenidade, os mestres enxadristas participaram de uma simultânea, que envolveu aproximadamente 70 estudantes da rede municipal de ensino. No exercício, os quatro enxadristas profissionais presentes à solenidade, desafiaram as crianças, ao mesmo tempo.

Entre os alunos, estavam três alunos da escola ‘Beija-flor’. Lucas Oliveira Santos (12 anos), João Vitor Carvalho (12 anos) e Luis Henrique Marran (10 anos), representaram o projeto desenvolvido em Assis, desde maio de 2009. “Na verdade seriam cinco, mas dois não puderam comparecer, por outros compromissos. Mas o importante mesmo é que nossos alunos estão envolvidos em atividades que fazem muito bem para a mente”, destaca Isaura da Silva Leopoldo, professora responsável pela escola ‘Beija-flor’.

Para ela, a prática do Xadrez tem exercido papel fundamental no desenvolvimento pedagógico e disciplinar dos estudantes. “É perceptível a diferença. Eles, diferentemente do que acontecia no início do trabalho, estão muito mais interessados nas atividades que realizamos diariamente na escola. Isto é muito importante para o seu crescimento”, diz.

Durante as atividades conduzidas cotidianamente na escola ‘Beija-flor’, existem as aulas de Xadrez, ministradas pela professora Sandra Moreth Muniz. Neste espaço, os alunos aprendem sobre a modalidade, que instiga o desenvolvimento cognitivo dos praticantes. “É algo que trabalha a mente das crianças. Dissemina noções de disciplina e responsabilidade”, ressalta Isaura.

A professora responsável pela escola ‘Beija-flor’ aponta que o objetivo do projeto é direcionar os estudantes, mostrar-lhes que suas habilidades e competências, trabalhadas durante as aulas, podem refletir positivamente em suas vidas. “Esta sempre foi a nossa meta. Resgatar seus valores, reconduzi-los ao caminho do bem, dos estudos, para que possam se tornar cidadãos responsáveis”, finaliza.

Fonte: Assessoria - SME