SME prepara ações de combate à dengue em Assis

04/04/2011

O trabalho será desenvolvido em conjunto com a Secretaria da Saúde, Centro de Referência em Educação Ambiental e Secretaria do Meio Ambiente.

Com os números de casos de dengue apresentados pelo município, a Secretaria da Educação juntamente com o prefeito de Assis, Ézio Spera, a Secretaria da Saúde, Centro de Referência em Educação Ambiental e Secretaria do Meio Ambiente propuseram ações para o combate ao mosquito a serem realizadas, a partir da próxima semana, com a participação de alunos e docentes da rede municipal de ensino.

A intenção é mobilizar as crianças e transformá-las em agentes de conscientização da população. “Não queremos perder nenhuma criança e não queremos também que estas crianças sofram com a perda de alguém por causa da dengue. Por isso, faremos ações coletivas e tornaremos estas crianças soldados contra a dengue e as famílias guardiãs desses soldados”, disse Ângela Canassa, secretária da Educação de Assis.

Em um primeiro momento, haverá um mapeamento das escolas para averiguar a existência de possíveis criadouros, em seguida, os funcionários responsáveis pela manutenção das unidades escolares receberão um treinamento através da Secretaria da Saúde para agirem de maneira a coibir os criadouros do mosquito.

Já entre os dias 04 e 08 de abril, a Secretaria da Saúde juntamente com a SME participarão da Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue por meio de diversas atividades. Uma delas é a passeata no dia 07, com aproximadamente 800 crianças das escolas municipais para distribuição de panfletos à população, abrindo assim a Campanha contra a Dengue que se estenderá durante o mês.

“Hoje não se fala mais em eliminar o mosquito, mas em conscientizar a população. Nenhum órgão público conseguirá eliminar e combater a dengue se os moradores não colaborarem fazendo a vistoria em seus quintais pelo menos uma vez na semana, pois o maior problema da proliferação do mosquito da dengue é a falta de comprometimento da população”, afirmou Cícero da Motta, do IEC (Setor de Informação, Educação e Comunicação) da Secretaria da Saúde.

Fonte: Assessoria SME