Incentivo à leitura é enfatizado pela SME

31/03/2011

Todos os anos a Secretaria Municipal da Educação de Assis tem como foco a leitura, porém em 2011 é uma prioridade a ser trabalhada e enfatizada por seus profissionais, com base nos resultados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

O objetivo é formar leitores no município e transformá-los em cidadãos críticos e capazes de compreender a realidade em que vivem por meio da leitura de livros, notícias, quadrinhos, entre outros e em trabalhos já desenvolvidos nas escolas municipais pelos professores e eventos da SME como, por exemplo, a Feira do Livro. “A meta é a leitura como ferramenta essencial na conquista de habilidades e competências”, afirmou Ângela Canassa, secretária da Educação de Assis.

De acordo com dados da pesquisa “Retratos da Leitura”, publicada em 2008 pelo Instituto Pró-Livro de fomento à leitura e acesso aos livros, em parceria coma Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, houve um crescimento no índice de leitura entre crianças acima de 05 anos, porém não está entre as prioridades dos brasileiros.

“A leitura deve ser vista como prioridade, pois possibilita a ampliação do conhecimento de mundo, o enriquecimento do vocabulário, o entretenimento, além de estar diretamente ligada à produção de textos escritos. Ou seja, quando formamos leitores consequentemente estamos formando escritores, pois quem lê muito se expressa melhor através da língua escrita”, disse Kátia Andrade, professora e assistente técnica pedagógica da SME.

Em cidades do interior com até 10 mil habitantes, a pesquisa aponta um menor número de leitores, uma menor frequência às bibliotecas e menor acesso à internet. Na análise da pesquisa feita pela professora Lucilia Garcez da UnB (Universidade Federal de Brasília), algo que chama a atenção é o dado sobre a pergunta a respeito de quem mais influenciou o entrevistado no seu gosto pela leitura, a resposta de maior porcentagem foi “ninguém”.

De tal maneira, a SME dará ênfase e trabalhará a leitura em todos os seus sentidos e tentando abranger todos os significados de leitura como, por exemplo, conhecimento, crescimento profissional, desenvolvimento cultural, importância social, informação e prazer.

Fonte: Assessoria SME