Parceria entre SME e FAJOPA terá continuidade

30/03/2011

Para dar oportunidade aos docentes da rede municipal de ensino para se aperfeiçoarem, desde 2010 a Secretaria Municipal da Educação possui uma parceria com a FAJOPA (Faculdade João Paulo II) para a oferta de cursos de extensão. As aulas têm caráter humanístico e, neste ano, a intenção é dar continuidade para aqueles que tiverem interesse.

O primeiro curso, desenvolvido no ano passado, foi baseado na conscientização de profissionais para humanização do processo pedagógico com o tema central sobre a importância dos valores humanísticos na Educação e na elaboração de projetos. “Todos deveriam ter participado deste curso, porque nele são trabalhados os aspectos fundamentais na ação educativa. O importante foi aprendermos a ter um olhar sensível sobre as pessoas e as nossas ações”, disse Nelma Viviane de Souza, assistente técnica pedagógica da SME.

Para o diretor da FAJOPA, Maurílio Alves Rodrigues, a capacitação do professor no processo educacional deve ser integral e não somente intelectual. “A nossa intenção é trabalhar os valores na educação das novas gerações para atender a uma lacuna na sociedade em relação aos princípios éticos, morais e também a consciência cidadã”, disse Rodrigues.

A extensão universitária continuará neste ano com algumas mudanças. De acordo com a secretária da Educação, Ângela Canassa, outros profissionais ligados à educação também terão a chance de se aperfeiçoarem. “É importante que haja uma harmonia e que todas as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem compartilhem conhecimentos e experiências para no trabalho desenvolvido”, defendeu.

Em abril também será lançado o curso de pós-graduação em “Alfabetização e letramento”, aulas semi-presenciais e presenciais, para educadores das redes municipal e estadual de Assis e região oferecido pela Faculdade João Paulo II e Instituto Sagres no pólo a ser inaugurado em Assis, na Rua Dom Jose Lázaro Neves.

“A preocupação da Secretaria e do prefeito, Ézio Spera, é a formação tanto dos docentes como de todos os profissionais que atuam no setor da Educação, por isso nos próximos meses iremos capacitar os motoristas e, em seguida, os demais funcionários”, finalizou Ângela Canassa, secretária da Educação de Assis.

Fonte: Assessoria SME