Escolas de tempo integral são prioridades da SME

29/03/2011

As aulas são divididas em ensino básico da educação infantil e oficinas lúdicas e recreativas

Como prioridade do município e da Secretaria Municipal da Educação, neste ano mais quatro escolas de educação infantil passaram a desenvolver suas atividades educativas em período integral para atender aos pedidos de pais e pela necessidade da comunidade. As aulas são divididas em dois períodos: ensino básico e oficinas, com um repouso entre eles.

O ensino básico comum é realizado no período da manhã, já as oficinas ocorrem no período da tarde com a coordenação de um professor e de um auxiliar seguindo os eixos do referencial da educação infantil para o desenvolvimento das capacidades social, cognitiva, motora e intelectual das crianças.

De acordo com Maralice de Freitas Chiampi, supervisora de ensino e responsável pela Educação Infantil da SME, a escola deve ser organizar para contemplar os eixos do referencial. “As atividades indicadas devem ser trabalhadas pelo menos uma vez na semana, são elas Leitura (Hora do conto), Experiências matemáticas, Educação Ambiental, Artes (Teatro e Música)”, explicou.

A primeira escola a ter o ensino ampliado foi a EMEIF Irmã Maria José Chaves, Vila Boa Vista, no ano passado. A unidade escolar atende cerca de 210 crianças no Jardim I e II para o período integral. “O que já pudemos identificar com esta mudança foi a relação escola/família, pois os pais passaram a entender que a escola é um ambiente do cuidar, do educar em continuidade ao trabalho da creche, mas não se desvencilhando do trabalho do trabalho pedagógico. Também, os gestores passaram a conhecer melhor as famílias das crianças”, reconheceu Maralice.

As outras escolas que estão atuando em período integral são a EMEIF João Leão de Carvalho com um total de 30 alunos (Jardim I), a EMEIF Coraly Júlia Carneiro com uma turma de 30 alunos (maternal), a EMEIF José Santilli Sobrinho com quatro turmas e m total de 120 alunos (maternal e Jardim I) e a EMEF Firmino Leandro com uma classe mista de 20 alunos (Jardim I e II).

Segundo a supervisora de ensino, as escolas estão em processo de adaptação, porém já é possível perceber algumas mudanças. “A criança que fica os dois períodos na escola, ela é mais organizada, possui mais autonomia, hábitos mais saudáveis e ainda reproduz em casa o que aprende durante o dia. A experiência tem sido muito válida”, finalizou.

Escola de Tempo Integral

Fonte: Assessoria SME