Mulheres da rede municipal de ensino farão exames

28/03/2011

Dentro do calendário do mês da mulher da Secretaria Municipal da Educação, mais de 140 mulheres entre gestoras, professoras e funcionárias da rede municipal de ensino participarão do mutirão de exames de papanicolau que será realizado nos dias 02 e 09 de abril em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.

As unidades de Saúde do Jardim Paraná e da Vila Maria Isabel atenderão as mulheres das 9h às 13h. O exame está disponível em todas as unidades de saúde, porém os dois dias foram reservados exclusivamente para as docentes. “Esta parceria com a SME é importante e se faz necessária porque iremos começar a cuidar das ‘nossas mulheres’ para que tenham uma saúde perfeita e sirvam de exemplo”, opinou a enfermeira Helena Maria Simões.

O exame de papanicolau deve ser realizado pelas mulheres todos os anos como forma de detectar os problemas com mais rapidez. Para a secretária da Educação, Ângela Canassa, 95% do quadro de professores da rede é composto por mulheres. “Devido a este número tão significativo firmamos esta parceria visando a saúde da mulher. Esta é uma oportunidade para zelar e promover a qualidade de vida para estas mulheres que cuidam e ensinam nossas crianças”, comentou.

“O câncer do colo do útero é o único que nós precisamos prevenir, por isso ao se detectar pequenos problemas que podem ser solucionados com tratamento fazemos com que as mulheres não passem por sofrimento futuro desnecessário”, explicou Helena.

Toda mulher que tem ou teve relação sexual precisa fazer o exame, mesmo aquelas que não estão mais em idade fértil, que tenham ou não atividade sexual, também devem fazer a avaliação para serem verificadas possíveis alterações na vulva ou na vagina.

Fonte: Assessoria SME