Notícias

23/06/2026
FONTE: Assessoria de Comunicação PMA

Formação JEPP fortalece a Educação Empreendedora nas Escolas de Tempo Integral de Assis


Parceria com o Sebrae Marília capacita professores para desenvolver protagonismo, criatividade e inovação em sala de aula.

No dia 22 de junho, o Núcleo de Formação da Secretaria Municipal da Educação de Assis foi palco de um importante encontro voltado à inovação pedagógica. Em parceria com o Sebrae Marília e a Supervisão de Ensino local, a Secretaria promoveu a formação do programa JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

A ação, que integra um projeto piloto, foi direcionada aos professores que atuam no período integral da EMEIF Professora Mafalda Salotti Bartholomei e da EMEF Professor Firmino Leandro. O objetivo central é preparar docentes e gestores para aplicar os princípios do empreendedorismo, da cooperação e da inovação no cotidiano escolar, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante a formação, certificada pelo Sebrae, os educadores não apenas estudaram os fundamentos pedagógicos do programa, mas também colocaram a "mão na massa". Eles vivenciaram, na prática, as mesmas dinâmicas e projetos que serão levados para as crianças, experimentando estratégias lúdicas e criativas que promovem uma aprendizagem mais significativa e participativa.

O programa JEPP é uma iniciativa do Sebrae que visa plantar a semente do empreendedorismo desde a infância, incentivando o desenvolvimento da autonomia, do trabalho em equipe e da consciência sustentável.

Compromisso com a Educação
A secretária municipal da Educação, Maralice Chiampi, celebrou a parceria e o engajamento dos profissionais. “Nossos professores são criativos, engajados e comprometidos com a educação. Vê-los participando ativamente das propostas desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Educação nos motiva a continuar investindo em ações formativas que contribuam para a qualidade do ensino e para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, ressaltou.

Com essa iniciativa, a Secretaria Municipal da Educação reafirma seu compromisso com a formação continuada de sua equipe e com a implementação de práticas pedagógicas que preparam os alunos de Assis para os desafios do futuro.

Assessoria de Comunicação PMA
Juntos, por um novo tempo! 

#SME #JuntosPorUmNovoTempo #PrefeituraDeAssis #Educação #EducaçãoEmpreendedora #JEPP #Sebrae #Assis #FormaçãoDeProfessores #EscolaEmTempoIntegral #InovaçãoNaEducação #SMEAssis