Oficinas do Programa Mais Educação

18/03/2011

A autonomia é o diferencial do programa, disse a coordenadora

Desde o começo do ano letivo, a Emeif João Luiz Galvão Ribeiro começou a realizar oficinas oferecidas pelo MEC (Ministério da Educação) para as escolas integrantes do Programa Mais Educação.  Além desta escola, as Emeifs João Leão de Carvalho e Mafalda Salotti Bartholomei receberam o programa como prioridade.

A escolha do MEC se deu por meio do resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) realizado em 2005. A unidade escolar que teve um índice baixo e estava localizada em um local de vulnerabilidade social recebeu a verba de R$58.337mil para implantação de oficinas em horário contrário ao do ensino básico e criação de estratégias para melhorar a qualidade do ensino.

No caso da EMEIF João Luiz Galvão a verba começou a ser aplicada no início deste ano. Das cinco oficinas a serem desenvolvidas, duas já estão em andamento: teatro e recreação.  As outras são de fanfarra, cine clube e rádio que têm início previsto para maio de 2011 com a chegada dos materiais a serem enviados pelo MEC.

Para a escolha das oficinas, a escola recebe uma lista contendo sugestões nas mais variadas áreas, por isso coube aos responsáveis identificarem a necessidade e a realidade de cada unidade escolar e determinarem as mais adequadas para o ano letivo. É possível que haja uma troca das oficinas de um ano para o outro se a avaliação não for satisfatória e não corresponderem às expectativas.

“O diferencial deste programa é a autonomia oferecida para a execução do trabalho. A verba chega em nome da Associação de Pais e Mestres que conta com o respaldo do Conselho de Escola. Assim, o processo de implantação e início das atividades se dá de forma muito mais rápida e eficaz”, reconheceu Sílvia Motta, uma das coordenadoras do programa no município.

O Programa Mais Educação foi criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, para oferecer uma maior oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas relacionadas a várias áreas, buscando a promoção de atividades para melhorar o ambiente escolar e para dar oportunidade de acesso à cultura, lazer, direitos humanos, cultura digital, entre outros.

Escola Acessível

Com o recebimento de uma verba do Governo Federal no valor de R$14mil, a Emeif João Luiz Galvão Ribeiro também dará início em abril na reforma da parte estrutural da escola para oferecer acessibilidade para todas as pessoas que freqüentam a unidade. Serão colocados sinalização de acessibilidade, piso emborrachado, sinalizações em braile, corrimão, as calçadas serão rebaixadas e a área externa receberá nova pintura.

De acordo com a coordenadora da escola, Sílvia Motta, com a verba do Programa Escola Acessível as salas multifuncionais receberão livros em braile, notebooks, andadores e cadeiras de rodas e a finalização da obras levará dois meses. “Só foi possível conseguir esta verba através do envio de um plano de ação feito pela escola, juntamente com o Departamento de Educação especial da SME, para aprovação do MEC”, finalizou.

Fonte: Assessoria SME