SME desenvolve projetos para complementar o ensino

17/03/2011

A Secretaria Municipal da Educação de Assis vem desenvolvendo ações com o intuito de complementar o atendimento educacional das crianças da rede municipal de ensino. É um trabalho realizado através de projetos e oficinas para melhorar a qualidade de vida das crianças atendidas pela SME, oferecer melhores condições de aprendizagem, desenvolver habilidades e formar pessoas competentes e conscientes para o exercício da cidadania.

No total são cerca de 30 projetos e oficinas desenvolvidos durante todo o ano letivo, em paralelo com o ensino regular, por professores em todas as escolas da rede que abrangem as áreas de educação especial e tratamento clínico, meio ambiente, leitura, cultura, recreação, modalidades esportivas, informática, entre outros.

Os professores responsáveis devem possuir formação específica na área de atuação. Além de ministrarem as aulas e ensinarem um conteúdo determinado, estes docentes têm a função de despertar nas crianças suas habilidades e fazê-las entender a importância de cada aula em seu cotidiano.

As oficinas ocorrem nas escolas de tempo integral e os projetos nas escolas de ensino regular. Neles as crianças têm a oportunidade de participar de aulas música canto/coral, teatro, artes visuais, experiências matemáticas, leitura, meio ambiente, futsal, atletismo, natação, capoeira e xadrez.

Na área de Educação Especial são desenvolvidos salas de recursos para atendimento educacional, salas de Apoio e PIC (Programa de Recuperação do Ciclo), projeto Equoterapia, projeto Golfinho (natação adaptada), projeto Fênix (educação para autistas), Educação Física Adaptada, projeto Estimulação Pedagógica, projeto Estimulação Fonoarticulatório, Interprete LIBRAS e CEDET (Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento).

Atendimento

Neste ano a Secretaria Municipal da Educação está atendendo no total 9.719 crianças, sendo 3.302 no Ensino Infantil, 950 nas creches e 5.467 no Ensino Fundamental. De tal forma, os responsáveis pela SME estão trabalhando na reforma e ampliação do espaço físico das unidades escolares.

“Para receber todas essas crianças estamos mexendo na estrutura física das escolas, por isso muitas estão passando por obras”, explicou Ângela Canassa, secretária da Educação.

Equoterapia

Natação adaptada