Curso de Formação Continuada em Educação Especial

17/03/2011

Na última terça-feira (15), profissionais e professores da rede municipal de ensino ligados ao atendimento educacional especializado participaram do 1º encontro do Curso de Formação Continuada em Educação Especial oferecido pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação em parceria com Departamento de Psicologia Experimental da Unesp de Assis.

A intenção é que os participantes conheçam e estudem a política de atendimento às crianças com necessidades especiais implementadas pelo Ministério da Educação, assegurando a inclusão escolar dos alunos. No primeiro encontro foram discutidos os aspectos legais, de acordo com o texto de Política de Educação Especial, na perspectiva inclusiva.

Os encontros serão mensais com momentos presenciais e pelo ambiente virtual de aprendizagem do TeleEduc. O curso acontecerá até o final do ano com a participação dos professores e profissionais intérpretes de LIBRA, da Equoterapia, do Projeto Fênix (atendimento para autista), Projeto Golfinho (natação adaptada), das entidades APAE, SER e SIM e do CEDET (Centro de Desenvolvimento de Dotação e Talento).

“A política de atendimento em salas de recursos multifuncionais para crianças com necessidades especiais está sendo reformulada para que cada unidade escolar tenha uma sala de atendimento especializado e para que haja um trabalho em conjunto entre os professores”, contou Rosemeire dos Santos, supervisora em Educação Especial.

O curso está sob a coordenação da supervisora em Educação Especial, Rosemeire dos Santos, da professora e assistente técnica pedagógica, Gislaine Marinelli, e do professor doutor Eduardo Galhardo. O segundo encontro será em abril e o tema a ser discutido é “Causas e prevenção das deficiências”, com a apresentação do guia de orientação para as famílias.

Curso de formação continuada

Fonte: Assessoria SME