Notícias

27/04/2026
FONTE: Assessoria de Comunicação - PMA

EMEF Professora Maria Clélia de Oliveira Vallim realiza “Café com Leitura” e encanta alunos do 5º Ano A


A leitura ganhou um sabor especial na EMEF Professora Maria Clélia de Oliveira Vallim. A turma do 5º Ano A vivenciou o projeto “Café com Leitura”, uma iniciativa que uniu aprendizado, partilha e afeto por meio da literatura.

O evento, organizado pelas professoras Flávia Santiago e Cleide Dias, teve como obra central o clássico infantojuvenil “A Bolsa Amarela”, da renomada autora Lygia Bojunga. O ponto alto da manhã foi a leitura coletiva do último capítulo do livro, realizada pelos alunos e convidados, criando um desfecho emocionante e participativo para a história.

Mais do que um simples momento de leitura, o “Café com Leitura” tem como principal objetivo construir memórias afetivas positivas nas crianças, fortalecendo o prazer e o hábito de ler em um ambiente acolhedor e significativo.

Um dos aspectos mais marcantes da ação foi a participação ativa e entusiasmada das crianças da educação especial. A proposta, que envolveu escuta, imaginação e interação, respeitou o ritmo e as formas de participação de cada aluno, promovendo inclusão, pertencimento e muita alegria.

A experiência reforça o compromisso da Prefeitura através da SME com práticas pedagógicas inovadoras que integram literatura, afeto e inclusão, contribuindo de forma plena para o desenvolvimento integral de todos os estudantes.

Juntos, por um novo tempo!
Assessoria de Comunicação - PMA

#SME #JuntosPorUmNovoTempo #EducaçãoAssis #CaféComLeitura #EducaçãoInclusiva #LeituraAfetiva #LygiaBojunga #EMEFMariaClélia #DesenvolvimentoIntegral #SME #PrazerEmLer