SME Realiza Reunião de Alinhamento para Estruturação do Plano de Trabalho do Núcleo de Formação
Na última sexta-feira, 13 de março, a Secretaria Municipal da Educação de Assis promoveu uma reunião de alinhamento com os Assistentes Técnicos Pedagógicos e Supervisores responsáveis pelo Núcleo de Formação. O encontro teve como foco a organização do trabalho de formação e acompanhamento por meio do estudo e construção do Plano de Trabalho do Núcleo de Formação.
O plano, desenvolvido para atender às necessidades da rede municipal de ensino, tem como principal objetivo estruturar e sistematizar as ações de formação continuada e de monitoramento da aprendizagem. A iniciativa visa a elevação dos indicadores educacionais e a garantia do direito de aprendizagem de todos os estudantes.
A proposta está organizada em dois eixos estruturantes fundamentais:
I – Formação Continuada: Promoção de ações formativas sistemáticas e contínuas, baseadas na análise de dados educacionais, nas necessidades pedagógicas da rede e na implementação de práticas alinhadas ao currículo oficial. O objetivo é contribuir para o aprimoramento das práticas docentes, fortalecer a gestão pedagógica e qualificar os processos de ensino e aprendizagem.
II – Monitoramento da Aprendizagem: Acompanhamento contínuo dos resultados das avaliações internas e externas, fundamentado na análise de dados quantitativos e qualitativos. O foco está na identificação de defasagens e na proposição de intervenções pedagógicas baseadas em evidências.
Os Assistentes Técnicos Pedagógicos, que atuam no Núcleo Pedagógico e integram a equipe de formação da SME, desempenham papel fundamental nesse processo. São responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações educacionais, atuando na coordenação, assessoramento e apoio técnico-pedagógico às unidades escolares.
A avaliação contínua do plano permitirá ajustes nas ações formativas, redefinição de estratégias e fortalecimento das políticas de formação continuada e monitoramento da aprendizagem, sempre em alinhamento com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com a Base Nacional Comum Curricular.
Assessoria de Comunicação PMA
Juntos, por um novo tempo!
#SME #JuntosPorUmNovoTempo #PrefeituraDeAssis #EducaçãoAssis #FormaçãoContinuada #MonitoramentoDaAprendizagem #CompromissoComAEducação #SMEAssis





