SME prepara comemorações para o Dia da Mulher

04/03/2011

Desde fevereiro a Secretaria Municipal da Educação está preparando atividades para homenagear as mulheres da rede municipal de ensino. A partir da próxima semana, professoras e funcionárias da SME participarão de palestras, encontros e outras ações durante todo o mês de março para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

A saúde será o principal foco das atividades. De acordo com Ângela Canassa, secretária da Educação, o objetivo é orientar as docentes, gestoras e funcionárias durante todo o mês sobre como ter qualidade de vida e quais os benefícios obtidos ao longo do tempo com práticas simples do dia-a-dia.

“Se a pessoa está bem, suas ações passam a ter melhores rendimentos. Esta é uma preocupação da SME e também da Prefeitura de Assis, pois no caso das professoras, se estiverem com o corpo e a mente em equilíbrio, elas têm mais condições de ensinar com qualidade, de lidar com as mais variadas situações e ainda podem contribuir positivamente com sua escola”, considerou.

A programação do mês da mulher terá início no dia 09 de março com um café da tarde oferecido pela SME para todas as escolas. Para integrar o cronograma de planejamento escolar do ano, no dia 11 (sexta-feira), às 14h, todas as mulheres da rede municipal de ensino participarão da palestra, “Inteligência do corpo e da alma”, com Astromar Miranda Braga, no Teatro Municipal.

Outra ação a ser desenvolvida pela SME em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde é o agendamento de exames Papanicolau para todas as funcionárias e professoras da rede. As interessadas devem procurar a direção da escola onde trabalham e para realizarem o exame devem ser sexualmente ativas não importando a idade ou entre 20 e 40 anos.

Os atendimentos começam no dia 12 (sábado), na Unidade de Saúde da Vila Maria Izabel, das 9h às 16h. Durante o mês as unidades Central e Vila Ribeiro também irão atender e as datas serão divulgadas posteriormente, assim como os exames de mamografia.

Fonte: Assessoria - SME