Educação que Transforma: EJA de Assis Celebra Conquistas, Histórias de Vida e Esperança no Encerramento do Ano Letivo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Assis encerrou o ano letivo de 2023 com uma celebração marcante, repleta de emoção, superação e a certeza do poder transformador da educação. A confraternização, realizada no dia 09 de dezembro, reuniu educandos, professores, diretores e supervisores em um evento que foi a culminância de um ano de dedicação e histórias inspiradoras.
A noite começou em grande estilo com a cerimônia de formatura do “Programa Bombeiro na Escola”. O 2° Sargento David Antônio Nogueira entregou certificados e medalhas, elogiando o entusiasmo e a participação exemplares dos alunos da EJA. O sucesso do projeto em Assis é tão significativo que servirá de modelo para iniciativas similares em todo o Estado de São Paulo.
O coração da celebração bateu forte com a apresentação dos frutos de um trabalho pedagógico profundamente humano. Foram lançados o Jornal EJA Alides e o livro de memórias “Os Causos da Nossa Vida”, resultados das atividades desenvolvidas pelos professores Édi Carlos Pedroso (EMEIF Alides Celeste Razaboni Carpentieri) e Paula da Silva Ramos (EMEIF Prof. Darcy Ribeiro). Essas publicações não só enaltecem o trabalho realizado ao longo do ano, mas dão voz e visibilidade às histórias de vida dos alunos, repletas de sabedoria popular, resiliência e emoção.
O supervisor de ensino, Flávio Sebastião de Oliveira, reforçou que o sucesso da EJA em nosso município é reflexo do esforço conjunto da Secretaria Municipal da Educação, diretores, professores e, principalmente, dos educandos. “Um trabalho que deve seguir ainda mais forte em 2026”, destacou, projetando um futuro de continuidade e novos avanços.
A confraternização foi finalizada com um jantar acompanhado de música ao vivo, que contagiou a todos e coroou uma noite de alegria e reconhecimento mútuo.
Este evento emblemático contou com o apoio fundamental dos supervisores Flávio Sebastião de Oliveira, Renata de Luca Gallo e Graziela Cristina de Oliveira Holmo; das diretoras Ariana Catarine de Paula Mota Dias, Eloisa Maria da Silva e Edna Lopes Gomes; e dos professores Édi Carlos Pedroso, Paula da Silva Ramos e Alexandre Rodrigues Moreira, que acompanhou voluntariamente a EJA ao longo do ano, desenvolvendo essenciais atividades de letramento digital.
Os depoimentos colhidos durante e após a celebração falam por si: a educação potencializa a experiência humana, eleva a autoestima e garante autonomia. A EJA de Assis cumpre, com excelência, seu papel de dar visibilidade e colocar em seu merecido lugar cidadãos e cidadãs que escrevem, a cada dia, uma nova história de esperança e transformação através do conhecimento.
Juntos, por um novo tempo!
#SME #JuntosPorUmNovoTempo #Educação #EscolasAssis #EJA
1.jpeg)
2.jpeg)
3.jpeg)
4.jpeg)
50.jpeg)



