Notícias

30/09/2025
FONTE: Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Assis

Ateliê “O Ninho do João-de-Barro” encanta crianças e inspira professores na Rede Municipal de Ensino


Experiência sensorial promove reflexão sobre moradias, natureza e pertencimento, fortalecendo a aprendizagem significativa na Educação Infantil.

A Secretaria Municipal de Educação de Assis, por meio do Núcleo Pedagógico, tem fomentado ações formativas inovadoras para as crianças da Educação Infantil, sempre pautadas nas Metodologias Participativas. O objetivo é claro: proporcionar vivências significativas que despertem a curiosidade, agucem a sensibilidade e permitam a construção ativa de saberes pelos pequenos.

Um dos projetos que tem encantado a todos é o ateliê “O Ninho do João-de-Barro e as Potências da Terra”. A proposta convida as crianças a uma jornada lúdica e investigativa sobre os conceitos de moradia, natureza e pertencimento.

A atividade é dividida em momentos ricos de aprendizado. Tudo começa com uma roda de conversa, onde as crianças compartilham ideias e conhecimentos sobre os mais diversos tipos de moradias. Em seguida, partem para uma vivência sensorial, tocando e analisando a textura e a estrutura de um ninho real de João-de-Barro. Esse contato direto permite que percebam a engenhosidade e a resistência da construção da ave, estimulando a observação e o espanto.

Para finalizar, colocam a “mão na massa” – ou melhor, na argila! Cada criança é convidada a modelar a sua própria casinha, exercitando a criatividade, a coordenação motora fina e, principalmente, o protagonismo infantil.

Formação em Duas Frentes: Para Crianças e Educadores

A ação vai além do benefício direto às crianças, tendo um forte caráter formativo para os professores. Ao acompanharem todo o processo, os docentes têm a oportunidade de refletir sobre novas formas de mediação, possibilidades de registro e a importância da escuta sensível, inspirando-se para criar propostas semelhantes em suas salas de aula.

Segundo Rosielly Moreira, Assistente Técnico-Pedagógica da Educação Infantil e idealizadora do projeto, “vivências como essa ampliam o repertório cultural das crianças, fortalecem o vínculo com a natureza e podem inspirar os professores a incorporarem práticas inovadoras em seu dia a dia, garantindo uma aprendizagem mais significativa”.

O sucesso da iniciativa conta também com a colaboração dos ATPs Carlos Coca (Matemática) e Alexandre Moreira (Tecnologia), que contribuem ativamente no planejamento e desenvolvimento das propostas. Essa integração fortalece o vínculo entre teoria e prática, estimulando uma cultura pedagógica mais colaborativa e criativa.

Compromisso com uma Educação Transformadora

Em depoimento, a Secretária Municipal da Educação, Maralice Chiampi, destacou a importância do trabalho integrado: “Essa articulação entre diferentes áreas do conhecimento demonstra o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em oferecer experiências integradas e de qualidade para a Educação Infantil, reafirmando que o trabalho coletivo é essencial para transformar a escola em um espaço vivo de investigação, encantamento e aprendizagem.”

A Secretaria Municipal de Educação segue comprometida em criar e apoiar iniciativas que transformem o ambiente escolar em um espaço de descobertas, onde cada criança possa se desenvolver de forma plena e feliz.

Juntos, por um Novo Tempo!

#SME #JuntosPorUmNovoTempo #Assis #PrefeituraDeAssis #EducaçãoInfantil #AprendizadoSignificativo #JoãoDeBarro #ProfessoresInspiradores