Coral Municipal retoma atividades

24/02/2011

Nesta quarta-feira (23), cerca de 50 alunos participaram da primeira oficina de canto de 2011 do Coral Municipal, na EMEIF “João de Castro”. O objetivo neste início de ano é formar alunos novos na parte de respiração, postura, entonação e projeção vocal, percepção rítmica, auditiva e melódica para integrarem a corporação musical.

Entre risos, assopros e pequenas entonações, as crianças aprenderam e relembraram as técnicas de respiração e de voz e já começaram a ensaiar a primeira melodia chamada “Duas cirandas” e um cânone “Digue digue dam”. As aulas associam o ensino da música com as peculiaridades do dia-a-dia, como saúde, comportamento, desafios, ajuda mútua, etc.

“Para 2011 pretendemos realizar o máximo de apresentações, por meio de solicitações da Secretaria da Educação e da Prefeitura, sempre dentro da logística. O importante é proporcionar às crianças a possibilidade de integrar uma corporação musical para que elas sejam os atores da vida e da cultura, sem atrapalhar o calendário letivo e sem interromper as aulas”, explicou Éder Godoi, professor responsável pelo projeto Coral.

No total são 98 alunos que iniciaram em 2011 e mais 48 remanescentes que continuam no projeto. As crianças fazem parte das oficinas de canto das EMEIFs João de Castro, Nísia Mercadante, Coraly Júlia, João Luis Galvão e Mafalda Salotti.

“O projeto Coral Municipal tem apenas 60 vagas, porém como a demanda de participantes é maior, as vagas são preenchidas por alunos assíduos e dedicados ao projeto. E para que todos possam ter a experiência de participar do grupo fazemos uma rotatividade para que experimentem e sintam o que é a inclusão”, afirmou Godoi.

O Coral Municipal é um projeto vinculado ao Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação e as vagas para as oficinas de canto/coral ficarão abertas durante todo o ano e os interessados devem ter entre 7 e 12 anos.

Coral Municipal

Fonte: Assessoria SME