Projeto considerado modelo retoma suas atividades

23/02/2011

Por Nelinho Moraes

Novamente sob a coordenação do professor Tiago Escame Gimiliani, o projeto “Saúde vai à Escola”, idealizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o Hospital Regional de Assis retomou as suas atividades esta semana, quando um ocorreu o primeiro encontro da equipe, com o objetivo de traçar metas e discutir o plano de trabalho para este ano.

Implantado na rede municipal de ensino a partir do segundo semestre do ano passado, o projeto, que atingiu em 2010 um público superior a três mil pessoas, entre estudantes, professores, demais servidores da educação e comunidade em geral, inicia o novo ano letivo com o objetivo de dobrar o número de público, atingindo desta forma a meta do mesmo, que é transmitir mensagens sobre saúde, respeito, cidadania e viver bem, para o maior contingente possível:
”Ficamos muito felizes em podermos novamente colocarmos em pratica na rede este importante projeto, já reconhecido em nossa cidade como um modelo de cuidado em saúde e que recentemente foi elogiado pelo próprio governador Geraldo Alckmin, que ao anunciar a implantação de algo idêntico na área estadual da educação, se mostrou muito feliz em saber da já existência de um trabalho neste sentido na rede municipal de ensino assisense”, disse ontem a secretária da Educação, professora Ângela Canassa.

Neste ano, como informa o professor em saúde e meio ambiente, Tiago Scame, o projeto ficará abrigado (sediado) na escola de tempo integral, professora Nísia Mercadante do Canto Andrade, atendendo no mesmo formato do ano passado, todas as unidades de ensino fundamental da rede municipal e  tendo como responsável em âmbito Hospital Regional, também a mesma de 2010, a gerente do núcleo de enfermagem,  Ana Cláudia Guedes Alves.

“E é claro, tendo como apoiadores e responsáveis prioritários a secretária Angela de Fátima Canassa das Neves e o diretor do HR, o doutor José Bitu Moreno”, cita Scame.

Ainda segundo ele, já na primeira semana de março, o projeto promoverá os seus primeiros encontros, que acontecerão nas escolas Nísia Mercadante do Canto Andrade (Assis III/Marialves) e na Coraly Júlia G. Carneiro (Jardim Eldorado/Nova Assis).

Conforme cronograma que está sendo agendo com Professor responsável, sendo que os temas desenvolvidos no ano de 2010,  continuarão sendo trabalhados em 2011, com alguns aperfeiçoamentos apontados pelas próprias escolas, sendo que a nova etapa do projeto terá início com trabalhos e palestras referentes ao bulliyng, qualidade de vida, drogas, adolescência, puberdade, sexualidade e gravidez na adolescência.

Além disso, lembra Scame, que a partir deste ano a saúde do trabalhador da educação, também será incluído como um novo tema e terá foco principal, os professores que dia a dia enfrentam as salas de aulas, interagindo com diversas situações problemas: “Serão palestras ministradas aos mesmos no horário de H.E. após o horário de aula, trabalhando o stress, a qualidade de vida envolvendo o lazer, as doenças psicossomáticas, enfim este ano daremos a devida importância a saúde de nossos educadores, ajudando a diagnosticar alguns problemas enfrentados encaminhando-os a tratamentos adequados”, explica.

Outros temas que serão desenvolvidos pelo projeto neste ano, são os relacionados aos cuidados de urgência e emergência nas escolas (acidentes c/ sangramentos, fraturas, desmaios, convulsões (tema que também será desenvolvido em H.E’s para Professores, principalmente para os de Ensino Infantil), ou seja, estaremos capacitando nossos Profissionais diante de tais fatos que as vezes nos deparamos no dia a dia da rotina escolar. O cronograma 2011 do projeto prevê ainda palestras sobre alimentação saudável versus atividades motoras, que tratará de questões sobre a obesidade, desnutrição, anorexia e bulimia, tendo como base legal a formação de valores em nossos discentes em repudio a estas novas tendências da magreza exacerbada (cultura da idolatria ao corpo), trabalhando também a importância da ingestão de legumes, hortaliças e frutas (trabalhar o poder antioxidante destes alimentos que previnem a formação de radicais livres que desencadeiam diversos tipos de Câncer).

Fonte: Assessoria SME