Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Praça da Catedral recebe disputa de xadrez humano

27/05/2010

Quem passar na manhã do próximo domingo pela praça da igreja matriz da Catedral, no centro da cidade, poderá acompanhar de perto uma partida de xadrez humano, que será disputada na área central da praça.

Neste tipo de disputa, as peças do tabuleiro são representadas por pessoas, sendo que a missão de todos (peças) é sempre proteger o rei e cada peça tem movimentação própria, sendo que o peão só anda para frente. Já a torre pode ir para horizontal e vertical. São os passos de cada um que definem a jogada e os segredos do jogo aos poucos vão sendo desvendados na prática.

O xadrez humano, ainda desconhecido do grande público, que possui agora mais uma chance de presenciar de perto a disputa, foi uma forma que a professora Cristiane Aparecida Meira, responsável pelo projeto de Xadrez, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e Autarquia Municipal de Esportes de Assis, encontrou para atrair os alunos em um exercício para a mente e para o desenvolvimento de cada um. “Esta comprovado que o xadrez pode fazer com que as crianças tenham pensamento mais ágil, tanto matemático como em relação à vida. É um jogo que se enquadra em tudo”, explica a professora.

A disputa de xadrez humano, marcada para as 10h30 da manhã deste próximo domingo na praça da Catedral, integra o calendário do 1º Torneio Internacional de Xadrez de Assis, promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez, de 29 de maio a cinco de junho em nossa cidade.

O torneio, cuja abertura acontece às nove horas da manhã deste sábado (amanhã) na quadra de esportes da escola municipal Maria José Valverde, no Parque das Acácias, vale pontos para o ranking brasileiro e mundial da modalidade, devendo reunir por uma semana na cidade, mestres do esporte em nível internacional.

MATEMÁTICA – O crescimento do xadrez nas escolas, vem confirmar um estudo divulgado esta semana pela Secretaria Estadual da Educação, de que a pratica deste esporte colabora na melhoria do rendimento das crianças em salas de aulas e de maneira especial, na disciplina de matemática, uma vez que se trata de um esporte, onde se trabalha muito o raciocínio lógico e transportando o mesmo para as salas de aulas, é possível conseguir mostrar aos estudantes que o estudo da matemática também poderia ser divertido e desafiador como o jogo e desta forma, acabar com o estigma de que aula de matemática é chata e também motivar os alunos,  a praticar a modalidade esportiva.

Fonte: Assessoria - SME