Crianças conhecem o mundo circense nas escolas

15/02/2011

Marcando o início de mais um ano letivo, a Secretaria Municipal da Educação de Assis decidiu as crianças matriculadas na rede municipal de ensino com uma deliciosa viagem ao mundo maravilhoso e mágico do circo e após passar por diversas escolas, nesta terça-feira, dia 15, pela manhã foi a vez da EMEIF Profª Coraly Júlia Gonçalves Carneiro, do Jardim Eldorado/Nova Assis receber a visita da trupe circense comandada por José Marcos Filitto que atua e é radicado em Presidente Prudente há 34 anos.

“Que lindo! Foi sem dúvida alguma um presente inesquecível para as nossas crianças que puderam se divertir demais com os palhaços, mágicos, malabaristas, ilusionistas, números de pernas de pau e muito mais”, disse emocionada a diretora da unidade escolar, Márcia Duarte, ao fim do espetáculo, que aconteceu no salão principal (refeitório) do colégio.

Em um bate-papo com o assessor de imprensa da SME, o jornalista Nelinho Moraes, Filitto revelou que sempre esteve ligado ao mundo infantil, pois é membro de uma família que foi uma das primeiras do Brasil a construir um circo, cresceu e foi educado em uma dinâmica diferente, sendo que o resultado disso foi a aproximação com as artes cênicas, tendo ele, inclusive sido premiado pela Associação Paulista de Teatro, pelos trabalhos desenvolvidos no decorrer da longa carreira.

Para completar, Filitto se casou com uma neta de circense. "Minha vida virou um espetáculo", afirma.

Já que não houve escapatória, conforme explica, o jeito foi abraçar de vez o futuro que já se desenhava. Por isso, juntos, a família formada por Filitto se uniu a da esposa e produziram diversos espetáculos, dentre eles o apresentado em algumas escolas da rede municipal de ensino assisense, que reúne, segundo ele “um pouco de tudo”.

Em 34 anos de espetáculo infantil eles já viajaram o país inteiro. "Nos apresentamos mais em campos de futebol, praças públicas, ginásios e outros espaços com amplo acesso, do que em salas de teatro, uma vez que as artes cênicas e circenses nos permitem formar um grande ou diversos espetáculos menores, pois a nossa forma de trabalhar chama bastante a atenção e sempre recebemos multidões de crianças e adultos, sendo que o fato de trabalhar em praça pública torna isso bem enriquecedor, pois a criança fica encantada, não sobra tempo para ela se dispersar", explica.

Criança é sempre criança, defende o ator que também é escritor. O argumento é feito por quem há mais de três décadas acompanha gerações de pequenos espectadores em seus espetáculos. "É impressionante. O ser humano sempre nasce inteligente. E a criança tem uma inteligência inocente. Busco com nossos espetáculos desenvolver essa infância bonita. (...) Até para os adultos é recomendável. Quando sorrimos, nós respiramos mais, mandamos mais oxigênio para o cérebro” afirma o artista, que faz questão de lembrar que a arte e neste caso, o circo é capaz de transformar cidadãos: “O circo surgiu há cinco mil anos na China e estudos provam que garotos felizes se desenvolvem mais que crianças tristes e oprimidas", conclui.

Fonte: Assessoria SME