Assis, Quinta-Feira, 18 de Julho de 2024

Representantes de diferentes esferas discutem políticas públicas em defesa da pessoa com deficiência e da pessoa com capacidade elevada

27/09/2023

Na última quinta-feira, 21 de setembro, o Conselho de Direito da pessoa com deficiência e da pessoa com capacidade elevada em parceria com a Câmara Municipal de Assis promoveram o evento: "Intersetorialidade nas Políticas Públicas para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e das pessoas com capacidade elevada". A iniciativa reuniu representantes do Poder Executivo, Secretarias Municipais, Diretoria de Ensino Região de Assis, Instituições, Conselhos, Poder Público, Judiciário, entre outros setores, para discussões fundamentais acerca do tema.

O encontro foi marcado por uma mesa redonda que proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências entre os participantes. Além disso, o evento abriu espaço para debates, onde foram discutidos pontos fundamentais para a construção de uma Assis mais acessível e inclusiva. A presença de representantes de diferentes esferas do poder público e da sociedade civil demonstra a importância atribuída à questão da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência e com capacidades elevadas na cidade.

A Secretária da Educação, Dulce de Andrade Araújo, destacou-se no evento, apresentando aos presentes os diversos programas que a rede educacional de Assis tem implementado para abordar de forma pedagógica as crianças com deficiência ou com altas capacidades. Essa abordagem pedagógica visa garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas características individuais, promovendo a inclusão e a diversidade no ambiente escolar.

O objetivo central do encontro foi claro: apresentar programas, atividades e demais ações que visam uma atuação conjunta em prol das pessoas com deficiência, abrangendo diversas esferas, como Saúde, Educação, Assistência Social, Transporte, e até mesmo o âmbito profissional, bem como levantar as ações e propostas para a Comunidade Assisense. A intersetorialidade das políticas públicas foi enfatizada como um caminho para a promoção da inclusão e garantia dos direitos das pessoas com deficiência e com capacidades elevadas.

Em um momento em que a inclusão e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência estão no centro das discussões em todo o mundo, eventos como esse demonstra o compromisso de Assis em avançar na promoção da equidade de oportunidades e na construção de uma cidade verdadeiramente inclusiva.

Assis, Cidade Em Movimento.

Fonte: Assessoria SME