Assis, Domingo, 30 de Junho de 2024

Educação Municipal avalia o desempenho escolar de alunos através da Prova Paulista

14/09/2023

Esta semana, cerca de 990 crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação de Assis (SME) estão participando da Prova Paulista. Esta avaliação abrange disciplinas como Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas. Os resultados obtidos serão utilizados pelos professores para identificar áreas que demandam maior atenção e fornecer um parecer para reorganizar seus planos de aula. Além disso, esses resultados serão usados no planejamento de estratégias pedagógicas futuras a serem implantadas na escola ou pela própria SME.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a avaliação escolar deve ser realizada de maneira global e integral, levando em consideração os contextos e as condições de aprendizagem dos estudantes.

A prova tem três tipos principais de avaliação escolar: diagnóstica, formativa e somativa. A avaliação diagnóstica ocorre no início do ano letivo, com o propósito de identificar as habilidades e conhecimentos prévios dos alunos. A avaliação formativa é realizada durante o processo de ensino-aprendizagem, monitorando o progresso dos alunos e fornecendo um retorno contínuo para melhorar o desempenho. Por fim, a avaliação somativa acontece ao final de cada bimestre, visando medir o desempenho global dos estudantes.

Nelma Viviane, supervisora educacional, destaca que os objetivos da avaliação escolar são inúmeros, mas o principal é subsidiar o planejamento de ações de curto, médio e longo prazo que garantam a evolução e o aprendizado dos estudantes. Nesse contexto, instrumentos avaliativos externos, como a Prova Paulista, desempenham um papel importante.

A avaliação escolar desempenha um papel fundamental na busca pela melhoria constante da qualidade da educação em Assis. Com uma abordagem abrangente e métodos diversificados, educadores e autoridades locais estão comprometidos em garantir que cada aluno tenha a oportunidade de alcançar seu máximo potencial.

A secretária da pasta Dulce de Andrade Araújo ressalta a importância da qualidade do trabalho realizado pelos professores da Rede Municipal em todas as áreas do conhecimento.

Assis, Cidade em Movimento

Fonte: Assessoria SME