Assis, Domingo, 30 de Junho de 2024

Alunos do 2º Ano realizam receitas como parte de Projeto de Gênero Textual

04/09/2023

Alunos do 2º Ano realizam receitas como parte de Projeto de Gênero Textual

A Secretaria da Educação está realizando um projeto inovador que está transformando a maneira como os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental aprendem a ler e escrever.

O projeto, que visa aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes, tem como base a exploração de diferentes gêneros textuais, ajustados a cada ano escolar. No caso do 2º ano, o foco é o gênero textual "receita". Para colocar em prática esse projeto, os alunos pesquisaram e selecionaram algumas receitas por seus professores para trabalhar no grupo.

À medida que o projeto de leitura e escrita baseado em receitas continua a progredir, a expectativa é que os alunos do 2º ano continuem a aperfeiçoar suas habilidades linguísticas e a construir memórias preciosas de sua jornada educacional.

A EMEIF Prof.ª Coraly Júlia explorou o livro O Sanduiche da Maricota, de Avelino Guedes e para finalizar o trabalho resolveram fazer um piquenique entre as turmas. Escolheram fazer um sanduíche, cada ingrediente continha as informações em QR Code que os alunos podiam escanear para aprender mais sobre eles. Essa abordagem inovadora combinou o aprendizado prático com a tecnologia.

Já na EMEIF Prof.ª Maria Amélia de Castro Buralli, os alunos e professores pesquisaram e exploraram a receita de salada de frutas e para sistematizar se reuniram para preparar a salada de frutas. Todos participaram do processo da preparação das frutas, promovendo habilidades de trabalho em equipe, além de ensinar a importância da alimentação.

Enquanto isso, a EMEIF Prof. Manoel Simões desenvolveram um livro de receitas, na qual, as professoras trabalharam as receitas preferidas das crianças e os alunos escreveram a importância de cada uma delas para a família. Os links para acessar os livros são: https://drive.google.com/file/d/1WbWYa_nc1A45xEwlHhI2mQd54eWQUX32/viewhttps://drive.google.com/file/d/1ObXBSWZZb_cb9XUQz-KBzRLzcZ5vmk0c/view

A Assistente Técnico Pedagógica responsável pelo projeto, Tatiana Poleto, expressou seu entusiasmo pelos resultados obtidos até agora: "Este projeto é uma maneira maravilhosa de ensinar as crianças a arte da leitura e escrita de uma forma prática e significativa. Eles estão aprendendo habilidades que serão úteis por toda a vida, enquanto se divertem e se conectam com os colegas, colocando em uso social os textos trabalhados em sala de aula."

Assis, Cidade Em Movimento.

Fonte: Assessoria SME