Assis, Domingo, 30 de Junho de 2024

Profissionais da Educação Infantil de Assis realizam experiência de educação comparada em Marília

28/07/2023

O município de Assis investe no aperfeiçoamento profissional continuado previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Nacional (LDB), em seu artigo 67. Considerando isso, nos dias 24 e 25 de julho deste ano, como parte das ações do replanejamento escolar, os professores de Educação Infantil (pré-escola), foram à EMEI Raio de Sol, localizada em Marília (SP), com o objetivo de realizar uma experiência de educação comparada.
Ellen Alves Matsuchita e Maria Aparecida Zambom Favinha, respectivamente diretora e coordenadora da EMEI, ambas com mestrado em Educação, foram as responsáveis por realizar a formação com o grupo de professores assisenses. Entre os aspectos abordados pelas anfitriãs, estão: a educação na perspectiva humanizadora e histórico-cultural e a importância do engajamento das famílias na vida escolar das crianças.
Segundo a pesquisadora Flávia Murbach, atual responsável pela formação continuada dos professores da rede municipal de Assis, “a visita, ou nossa aula-passeio, à EMEI Raio da Sol da cidade de Marília, nome atribuído pelo educador francês Célestin Freinet para atividades como essa, que possibilita novos olhares e descobertas, foi fundamental para complementar o processo formativo de professores e professoras envolvidos nesse processo. Desde abril de 2023 estamos realizando encontros quinzenais em que juntos trazemos teoria e prática e muitas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem das crianças assim como a construção de novos olhares e possibilidades a serem desenvolvidas em suas práticas. A experiência de conhecer outros espaços, em um movimento de educação comparada permite refletir sobre a realidade visitada e a vivida por cada um, trazendo reflexões, ideias, questionamentos e novos caminhos a serem traçados em seus próprios espaços de trabalho, o que também amplia possibilidades transformadoras de si, do outro e do coletivo.”
A formação contou ainda com a participação da chefe de departamento de Educação Infantil, Graziela Holmo, e da Assistente Técnica Pedagógica Tatiane Costa, ambas profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Assis.