Assis, Domingo, 30 de Junho de 2024

Secretaria Municipal de Educação promove replanejamento do 2º semestre em escolas visando aprimorar o desempenho dos alunos

27/06/2023

Medida ocorre todo semestre e tem como objetivo planejar ações para melhorar o desempenho escolar

Como parte do calendário letivo, a Secretaria Municipal de Educação realizou nesta semana o processo de replanejamento nas escolas da rede municipal visando aprimorar o desempenho escolar dos alunos no segundo semestre do ano letivo. Esse replanejamento consiste em uma série de reuniões nas quais são avaliados os resultados alcançados no primeiro semestre, a partir dos quais serão elaboradas estratégias para potencializar o aprendizado no semestre que se inicia.

Com o objetivo de garantir a qualidade do ensino e proporcionar melhores condições de aprendizado para os estudantes, as escolas têm realizado encontros internos nos quais são feitas reflexões sobre diferentes aspectos educacionais. Cada instituição de ensino tem a liberdade de escolher qual disciplina ou tema será planejado, de acordo com as necessidades e particularidades dos alunos.

Um exemplo desse processo ocorreu na EMEIF Prof.ª Maria Amélia de Castro Buralli, onde discutiram a importância da empatia no contexto educacional. Os educadores perceberam que desenvolver a empatia nas crianças é fundamental para promover um ambiente escolar acolhedor, no qual os alunos se sintam motivados a aprender e a se relacionar positivamente com os colegas e professores. Foram discutidas estratégias e atividades que estimulam a empatia, o respeito e a compreensão mútua entre os estudantes.

Além disso, a escola cedeu espaço para a Formação em Alfabetização de Matemática promovida pela SME que focou seus esforços no aprimoramento do ensino de matemática. Os resultados do primeiro semestre apontaram para a necessidade de explorar novas abordagens pedagógicas para despertar o interesse dos alunos pela disciplina. Assim, foram discutidas estratégias de ensino mais dinâmicas, recursos tecnológicos e ações para tornar o aprendizado de matemática mais atrativo e o cálculo mental presente no cotidiano dos estudantes.

Passaram pela formação em alfabetização de Matemática 136 profissionais da educação, compostos por 19 coordenadores pedagógicos, 07 técnicos da SME e 110 professores do 4º ao 5º ano.

A secretária municipal de Educação, Dulce de Andrade Araújo, ressaltou a importância do replanejamento do segundo semestre nas escolas municipais como uma medida estratégica para elevar a qualidade da educação oferecida aos estudantes.

Dulce de Andrade afirmou: "O replanejamento é uma etapa fundamental para aprimorarmos o processo de ensino-aprendizagem em nossas escolas. Através dessa análise criteriosa do desempenho dos alunos no primeiro semestre, podemos identificar os pontos fortes e as áreas que precisam de atenção especial. Nossos professores são fundamentais nesse processo. Ao valorizarmos a participação ativa de toda a equipe pedagógica, estamos garantindo um ambiente colaborativo e propício à inovação e ao desenvolvimento de novas práticas educacionais.".

Assis, Cidade Em Movimento

Fonte: Assessoria SME