Assis, Domingo, 30 de Junho de 2024

Núcleo de Atendimento Educacional Especializado - Golfinho - Natação Adaptada completa quatro anos

07/07/2023

No dia 4 de julho deste ano, o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado - "Bruno de Oliveira Souza" - Golfinho Natação Adaptada comemorou seu quarto aniversário desde a inauguração. Esse marco histórico na Educação Especial é um divisor de águas para o Golfinho, que anteriormente funcionava em parceria com instituições privadas, sempre apoiadas pela Secretaria Municipal de Educação de Assis.

O Núcleo, atualmente, atende 159 alunos da Rede Municipal, desde a Educação Infantil até os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), nos períodos da manhã e tarde, sempre no período inverso ao da escola regular. Os atendimentos são individualizados e ocorrem uma vez por semana, visando à promoção do desenvolvimento global dos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e dificuldade de aprendizagem.

Dentro do contexto da educação inclusiva e das metodologias ativas, a singularidade do aluno é o ponto de partida, levando em consideração suas dificuldades, restrições e potencialidades. Enquanto a proposta curricular é a mesma para todos os estudantes, as estratégias pedagógicas são diversificadas, com base nos interesses, habilidades e necessidades de cada aluno. Isso permite uma participação efetiva, proporcionando igualdade de oportunidades para o pleno desenvolvimento de todos.

Comemorando seus quatro anos de existência, o Núcleo Golfinho de Natação Adaptada continua a desempenhar um papel fundamental na construção de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos os alunos da Rede Municipal.

Assis, Cidade Em Movimento

Fonte: Assessoria SME