Assis, Domingo, 30 de Junho de 2024

Alunos do 5º ano da rede municipal têm aula prática na Usina de Reciclagem Coocassis

30/06/2023

Ação faz parte do conteúdo do 2º bimestre escolar e promove a conscientização ambiental

Nesta semana, os alunos do 5º ano da rede municipal tiveram a oportunidade de visitarem a Usina de Reciclagem Coocassis, como parte do material “Currículo em Ação Sociedade e Natureza” do 2º bimestre. Essa aula vivenciada proporcionou aos estudantes a oportunidade de colocarem em prática os conceitos sobre resíduos sólidos que haviam estudado em sala de aula.

Recebidos pela equipe da usina, os alunos foram conduzidos por um processo completo de reciclagem, conhecendo cada etapa e os equipamentos envolvidos, como balança, prensa elétrica, talisca, esteira e o local de descarte de eletrônicos. O objetivo era mostrar aos jovens a importância da separação adequada dos materiais recicláveis para a coleta e a relevância do papel que as crianças desempenham na preservação do meio ambiente.

Os alunos logo depois participaram de uma roda de conversa com a colaboradora Vilma Rodrigues C. Soares, que ressaltou a importância da participação das novas gerações na busca por práticas sustentáveis.

A visita à usina ofereceu aos estudantes a oportunidade de vivenciar e aplicar na prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. O contato direto com o processo de reciclagem possibilita o desenvolvimento de experiências enriquecedoras e amplia o conhecimento dos estudantes sobre a temática ambiental.

“Essa visita proporcionou aos alunos a conscientização para a coleta seletiva e a preservação do meio ambiente. Esses momentos proporcionaram vivência que o aluno se torna protagonista de seus conhecimentos, oferta experiências, capacidade, transforma a visão, desperta interesse, envolvendo as crianças em investigações científicas, culturais e desenvolvem as habilidades planejadas, se tornando um momento muito importante para a vida escolar e aprendizado do aluno.”, afirmou Ligiane S. S. Takaasi, assistente técnico-pedagógica.

Assis, Cidade Em Movimento

Fonte: Assessoria SME