Assis, Domingo, 30 de Junho de 2024

Secretaria Municipal da Educação realiza Avaliação Diagnóstica de Entrada em 19 escolas

20/04/2023

Mais de 4.000 alunos foram avaliados nas escolas de Ensino Fundamental municipais

A Secretaria Municipal da Educação de Assis realizou nos dias 18 e 19 de abril a Avaliação Diagnóstica de Entrada em 19 escolas do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. A avaliação, que contou com a participação de gestores, professores, supervisores, assistentes técnicos pedagógicos e a coordenação do SGDA (Sistema de Gestão de Dados Avaliativos), teve como objetivo avaliar o desempenho dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, que faz parte do SAAS (Sistema de Avaliação de Assis).

Ao todo, mais de 4.000 alunos foram avaliados, visto que a avaliação teve a função de subsidiar o Plano de Adequação Curricular, que auxiliará no planejamento das aulas e na solução de eventuais lacunas de aprendizagem dos alunos para que possam desenvolver suas competências leitoras e habilidades matemáticas básicas.

Os gestores das escolas estão realizando uma busca ativa para que os alunos que faltaram às avaliações possam realizá-las até o dia 25 de abril.

A supervisora de ensino, Nelma Viviane de Souza Silva, ressaltou a importância dos processos avaliativos para garantir a aprendizagem dos estudantes e a conclusão de todas as etapas da educação básica na idade certa, afirmando que "O Município de Assis tem como objetivo garantir a todos os estudantes aprendizagem de excelência e a conclusão de todas as etapas da educação básica na idade certa, para isso os processos avaliativos exercem um papel essencial que é apoiar o trabalho dos docentes na solução das necessidades de aprendizagem dos estudantes, diagnosticadas nessa e demais avaliações de larga escala".

A secretária da pasta, Dulce de Andrade Araújo, destacou a importância da avaliação diagnóstica para o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. "A Avaliação Diagnóstica de Entrada é uma ferramenta fundamental para entendermos o nível de aprendizagem dos nossos alunos e identificarmos possíveis fragilidades no processo de ensino. Com base nesse diagnóstico, poderemos traçar estratégias e ações que visem a melhoria da qualidade do ensino oferecido em nossas escolas", afirmou.

A Secretaria Municipal da Educação reforça seu compromisso com a excelência na educação de Assis e agradece a participação de todos os profissionais envolvidos na Avaliação Diagnóstica de Entrada.

Assis, Educação em Movimento

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/EDUCAÇÃO