Assis, Domingo, 30 de Junho de 2024

Projeto Visão do Futuro realiza reunião na Secretaria Municipal da Educação para planejamento das ações em 2023

04/04/2023

O projeto "Visão do Futuro" foi idealizado em 2017 pela primeira-dama de Assis e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Fernandes. Desde então já atendeu milhares de crianças da rede municipal

Na última sexta-feira, 31 de março, ocorreu na Secretaria Municipal da Educação de Assis uma reunião para planejar as ações do projeto "Visão do Futuro" para este ano. A reunião contou com a presença da Secretária Municipal da Educação Dulce de Andrade Araújo, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Luciana Fernandes, do departamento da Educação Social, entre outros participantes.

O projeto "Visão do Futuro" tem como objetivo realizar um trabalho preventivo para alunos do primeiro ano da rede municipal de ensino, onde os alunos são submetidos a testes de visão, realizados em várias etapas, e depois encaminhados adequadamente de acordo com a questão apresentada na visão, como óculos de grau ou cirurgias, caso necessário.

Luciana Fernandes destacou a importância do projeto e da parceria entre diversas instituições, como as Secretarias Municipais da Saúde e Educação, a FEMA, a Associação dos Amigos Deficientes Visuais de Assis e Região (A.A.D.V.A.R.), a Credicana e Óticas Carol. Ela ainda mencionou a participação do Instituto de Olhos de Assis (IOA) que disponibiliza médicos e toda equipe técnica para atender de forma gratuita as crianças participantes do projeto.

Neste ano, cerca de 1.000 alunos serão testados nas escolas municipais de Assis. Os testes serão realizados pelos professores na sala regular, e posteriormente haverá um reteste pelos alunos de medicina e enfermagem da FEMA. Os resultados serão encaminhados ao Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação, que fará o levantamento dos alunos que precisam de consulta médica.

Os alunos participantes do projeto têm desde os exames até a produção dos óculos de forma gratuita, com transporte e lanches inclusos. Além disso, o projeto também oferece cirurgias gratuitas.

É importante ressaltar que a participação das famílias no acompanhamento do processo de consulta e produção dos óculos é fundamental para o sucesso do projeto, garantindo uma visão adequada para o desenvolvimento educacional das crianças.

Assis, Educação em movimento