Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Pioneirismo assisense será apresentado em encontro

25/05/2010

Com despesas de viagem pagas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a secretária municipal Ângela Canassa e o nutricionista responsável pela merenda escolar servida nas escolas da rede pública assisense, Eduardo Nicolosi, estarão participando de 14 a 18 de junho do 5º Encontro Nacional de Alimentação Escolar, que será realizado em Salvador, na Bahia e que deve reunir um público estimado em 700 pessoas, oriundas de todas as regiões do Brasil.

Os dois assisenses, segundo o convite recebido, farão parte da equipe de palestrantes, sendo este um reconhecimento do FNDE, segundo a sua coordenadora técnica de alimentação e nutrição   Eliene de Sousa, pela cidade de Assis ter sido a primeira do país, a adquirir parte dos alimentos servidos na merenda escolar, diretamente dos seus pequenos produtores rurais.

Ângela Canassa considerou o convite, como um grande reconhecimento por parte do Ministério da Educação como um todo, ao trabalho árduo desenvolvido na cidade, para sempre oferecer o melhor para as crianças e afirma ser importante comemorar esta presença assisense em um evento de porte nacional, não como participante, mas sim, como convidado: “Isso é mais uma prova de que quando se trabalha com dedicação e amor, os resultados surgem naturalmente, pois jamais poderíamos esperar por esta chance de falar da nossa experiência em um encontro tão grande porte como este, que irá reunir em Salvador, municípios desde o Acre até o Rio Grande do Sul”, disse Canassa.

Segundo informa o site do FNDE, o encontro irá debater a interação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) com as políticas públicas de cada município. “Teremos momentos bem definidos para mostrar de que forma o Pnae contribui para ações nas áreas da educação, saúde e agricultura familiar”, cita o site.
Ainda durante o evento haverá também uma comemoração especial pelo aniversário de um ano da Lei 11.947, sancionada em 16 de junho de 2009. A nova lei ampliou o atendimento do Pnae para toda a educação básica pública (cerca de 47 milhões de estudantes), incluindo o ensino médio e a educação de jovens e adultos, segmentos que não eram contemplados até então com recursos federais para a merenda. Além disso, beneficiou a agricultura familiar ao exigir que, no mínimo, 30% dos repasses do programa sejam usados na compra de alimentos de produtores locais, medida que deve aquecer a economia dos municípios.

ASSIS – Primeiro município brasileiro a adquirir parte dos produtos utilizados na merenda escolar diretamente da agricultura familiar, num total de duas toneladas e meia de produtos hortifrutigranjeiros, além de toda a carne de frango consumida semanalmente nas escolas. Este é o montante de alimentos que semanalmente está sendo repassado pela Associação dos Produtores Rurais de Assis e Região (Aprumar) à Divisão de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal da Educação de Assis, atingindo 10 (dez) toneladas mensais de produtos.

O repasse, principal motivo da participação assisense no congresso em Salvador, é oriundo da Lei Municipal 5325, de 10 de novembro do ano passado, atende  determinação da Lei Federal 11947, de 16 de junho de 2009, que obriga aos municípios onde haja a agricultura familiar, a adquirirem 30% dos produtos utilizados na merenda escolar, diretamente dos seus pequenos produtores.

Além disso, segundo a secretária Ângela Canassa, além do frango e dos produtos hortifrutigranjeiros, já a partir do segundo semestre, é intenção da pasta, também adquirindo dos pequenos produtores assisenses, todo o leite pasteurizado utilizado nas creches e escolas: “O que for possível, nós iremos sim, adquirir aqui em nossa cidade e região, pois com isso, mais do que estar garantindo uma melhor qualidade da alimentação servida, estamos também colaborando para a própria permanência do agricultor e sua família no campo, pois sabendo que têm para quem entregar a sua produção, eles vão plantar mais e principalmente, investir em sua propriedade, pois terão a certeza de comercialização de sua produção”, concluiu  Canassa.

Fonte: Assessoria - SME