Assis, Domingo, 30 de Junho de 2024

EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: Alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino são avaliados

21/12/2022

Entre os meses de novembro e dezembro, cinco mil alunos, do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, foram avaliados em Língua Portuguesa e Matemática e mil e quinhentos alunos de 4º e 5º ano foram avaliados em Ciências Humanas e Ciências da Natureza

A Prefeitura de Assis por meio da Secretaria Municipal de Educação encerra o ano letivo de 2022 com ações estruturantes voltadas para a Avaliação da Aprendizagem, Avaliação dos Programas/parcerias e Avaliação das Condições de Ensino.

Essas ações envolveram todos os profissionais da Educação Municipal em um movimento avaliativo sobre a aprendizagem dos alunos, no período de 25/11 a 05/12, e que culminou na segunda ação, que foi dar ciência do percurso pedagógico da SME ao CME (Conselho Municipal da Educação).

No período citado aproximadamente cinco mil alunos da rede, do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, foram avaliados em Língua Portuguesa e Matemática e mil e quinhentos alunos de 4º e 5º ano foram avaliados em Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Os resultados do processo avaliativo no decorrer de 2022, foram utilizados para o planejamento e reorganização da prática pedagógica de cada unidade escolar, com o intuito da personalização da formação docente e da adequação do currículo por escola, e estes últimos diagnósticos do ano, não terão finalidade diferente, pois servirão de base para o Plano de Adequação Curricular 2023.

Para efetivação do SAAS (Sistema de Avaliação de Assis) aproximadamente quatrocentos profissionais foram envolvidos no SGDA (Sistema de Gestão de Dados Avaliativos), além dos pais representantes. Este envolvimento se deu desde a organização, orientação, aplicação, coordenação, correção, lançamento dos dados na plataforma digital, culminando com os estudos destes dados.

A Secretária Municipal da Educação, Dulce de Andrade Araújo, avalia como essencial este trabalho de construção de uma política educacional, na qual a avaliação está a serviço do ensino e da aprendizagem, como fonte de informações sobre os saberes dos alunos e servindo de subsídio para prática pedagógica, propondo assim, ações de intervenção para o desenvolvimento de uma sociedade justa, democrática, igualitária, inclusiva e sustentável.

Assis, Cidade em Movimento.

#cidadedeassis #sme #assis #CidadeEmMovimento #Educacao

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/EDUCAÇÃO