Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Crianças constroem uma casa com caixas de leite

14/12/2010

Em uma cerimônia marcada por bastante emoção, a escola municipal João Luiz Galvão Ribeiro realizou no final de semana o encerramento do projeto “Casa de Leite Tetra Pak”, realizado dentro da oficina de educação ambiental desenvolvida na escola, cujo o início da campanha de arrecadação das caixinhas de leite vazias utilizadas para a construção da casa pelos alunos e professores da oficina aconteceu em julho deste ano.

Este projeto faz parte do trabalho da oficina de educação ambiental, sob responsabilidade das professoras Carolina e Joyce, desenvolvido com as turmas de 1º, 2º, 3º e 4º ano. A consciência ambiental e a prática da reciclagem são ações fundamentais desenvolvidas no cotidiano escolar. Construir alguma coisa com as próprias mãos e ver sua obra terminada proporciona uma sensação de bem-estar bastante significativa.

Além dos alunos o projeto teve envolvimento de toda a comunidade, que aprenderam a fazer a higienização correta das caixas de leite, contribuindo assim para a construção da casinha. O objetivo maior do projeto foi incentivar a reciclagem, em especial das caixas de leite que são constitúidas de diversos materiais como papel, plástico e alumínio tendo como destino correto os latões do papel, da cor azul.

Após o término da construção fizemos também os móveis com caixas de leite e garrafas pet. O número da casa escolhido foi o 5, referente ao dia mundial do meio ambiente que é comemorado dia 05/06.

“É um projeto que não se esgota, visto que pode ser continuado no próximo ano. Um verdadeiro projeto envolve muito trabalho e para que se atinjam os objetivos, a equipe deve se envolver como um todo. O trabalho em equipe é que contribui para o sucesso do projeto”, disse a professora Carol.

Fonte: Assessoria - SME