Assis, Domingo, 30 de Junho de 2024

EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: Parceria com o SESI garante reforço à aprendizagem em Assis

19/12/2022

A intenção é apoiar a recuperação do processo de alfabetização e a ampliação de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.

A Prefeitura de Assis por meio da Secretaria Municipal da Educação em parceria com o SESI realizou nos dias 03 e 04 de novembro, na EMEIF Prof. Mílton Rocha, os últimos encontros do ano de 2022, com o objetivo de recuperar os aprendizados, com foco no processo de alfabetização, melhoria dos índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, além da ampliação da qualificação profissional de docentes e gestores.

A acao ocorreu de forma simultânea e com rotação por estações, modelizando assim, aspectos importantes das metodologias ativas.

Participaram destas orientações cerca de 120 profissionais entre professores e gestores.

De acordo com a secretária Municipal da Educação, Dulce de Andrade Araújo, esta parceria com o SESI, ocorreu através da adesão do Programa Emergencial de Educação Pós-Pandemia ‘Recompondo Os Saberes’, e a formação é destinada aos professores alfabetizadores do Ensino Fundamental I, de Reforço Escolar das escolas parciais e de Orientação de Estudos das escolas em Tempo Integral, além de Coordenadores Pedagógicos e demais Gestores.

“Esta ação formadora se desenvolve através de diferentes frentes sendo elas: formação ‘in loco’, nas escolas, dos professores com seu respectivo analista do SESI, nas HA – Hora Atividade” explica Dulce.

No total são 4 analistas que atendem as 19 escolas de Ensino Fundamental I da rede; também os professores realizam o curso assíncrono na plataforma do programa SESI.

Os alunos realizaram durante o semestre, avaliações de acompanhamento das aprendizagens com devolutivas e estudos dos saberes levantados.

A secretária Dulce explica que os professores têm acesso ao impresso e em PDF, na plataforma, ao material de Orientação Didática que tem como finalidade subsidiar sua prática e nortear seus processos decisórios em sala de aula, num contexto de recomposição de saberes dos estudantes, com o objetivo de superar os impactos negativos que a pandemia de COVID-19 causou na educação, com uma metodologia adaptável a realidade de cada escola, com propostas e estratégias pedagógicas diversificadas e personalizadas.

“A parceria com o SESI tem sido muito produtiva em todos os aspectos. Sabemos que o Serviço Social da Indústria é referência em tudo o que faz na área educacional. Aproveito a oportunidade para parabenizar os professores da rede pública pela dedicação e pelo excelente trabalho que têm desempenhado”, finaliza Dulce.

Assis, Cidade em Movimento.

Fonte: Assessoria de Comnicação