Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Palestras prosseguem nesta sexta nas escolas

18/11/2010

Após atingir mais de mil alunos na semana passada, as palestras do projeto “Saúde vai à Escola” prosseguem nesta sexta-feira, dia 12 de novembro e devem reunir pelo menos outros 700 estudantes da rede municipal de ensino nos períodos da manhã e tarde.

A maratona, segundo Tiago Scame, que coordena o projeto em nível de Secretaria Municipal da Educação terá início às oito horas da manhã com a palestra sobre “Adolescência e Puberdade” na escola Maria Clélia de Oliveira Valim (Vila Souza/Operária). Ainda pela manhã, a escola Manoel Simões (Vila Fiúza/Adileta) recebe uma palestra sobre “Bullying” e a Firmino Leandro (Centro/Adileta) sobre “Qualidade de Vida”. Finalizando as palestras programadas para o período da manhã, novamente o assunto “Adolescência e Puberdade” volta a ser destaque, desta vez na escola Darcy Ribeiro (Vila Ribeiro).

Já para o período da tarde estão programadas apenas duas palestras. Na  escola Firmino Leandro (Centro/Adileta) o tema debatido será “Qualidade de Vida”, enquanto na Manoel Simões (Fiúza/Adileta), o “Bullying” volta a ser discutido em mais uma palestra.

“A previsão é que as palestras desta sexta-feira atinjam um total de 700 alunos da rede, sem contar as equipes das próprias unidades escolares, ou seja, professores, funcionários, coordenação, direção, estagiários e outros, que somados, podem fazer com que o público total seja ainda maior”, explica Scame.

Em relação às palestras da semana passada, o balanço foi altamente positivo.

Scame explica, que o bullying foi assunto de quatro ações (palestras) realizadas nos dois períodos nas escolas Angélica Amorim Pereira e Maria Amélia de Castro Burali,  sendo que Lucimar Leandro Lara, diretora da Angélica parabenizou imensamente o trabalho desenvolvido entre Saúde e Educação, visto que é um projeto, em seu ver de grande abrangência e que trabalha significativamente os temas necessários dentro das escolas, sendo que após as palestras os professores foram orientados a continuarem a trabalhar o referido tema em sala de aula, como informaram as coordenadoras pedagógicas Rosane Esteves (Angélica) e Nelma Viviani (Maria Amélia).

Nas palestras sobre bullying, palestraram as enfermeiras Célia Regina Orlando de Campos,  Kátia Regina Tacito.

Já nas escolas de período integral tanto João Luiz Galvão Ribeiro como Nísia Mercadante do Canto Andrade foram trabalhados os temas sobre drogas, envolvendo os riscos e conseqüências, o que significa que foi iniciado mais um tema envolvendo prevenção, levando aos alunos informações precisas e concretas sobre o referido tema, informações esta que vem diretamente da saúde pelas enfermeiras do Hospital Regional que lidam diariamente com pessoas viciadas em diversos tipos de drogas. O conteúdo deste tema vem para auxiliar o Projeto Proerd que já trabalha de forma muito positiva e eficaz o tema na rede Municipal de Ensino. A palestra contou com vídeos e fotos ilustrando bem a realidade e as conseqüências das drogas na vida de um indivíduo, tendo como palestrantes as enfermeiras Sueli Donizete Dal Poz, Inês de Oliveira Ferrari e Neide BLefani Racanelli.

Para finalizar o trabalho realizado na semana passada dentro do projeto, a escola João Luiz Galvão Ribeiro recebeu também em período inverso a palestra sobre drogas (manhã), a palestra sobre Qualidade de Vida (tarde), pontuando aos demais tudo aquilo que pode ser feito para terem realmente uma Qualidade de Vida, abordando temas como alimentação saudável, obesidade e desnutrição, higiene pessoal e bucal, além de piolhos e verminose, tendo como palestrantes as enfermeiras Fernanda Ribeiro Petrucci &  Solange dos Santos de Oliveira.

Fonte: Assessoria - SME