Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Alunos passam o dia no sítio Toca da Raposa

12/11/2010

Um grupo de  alunos da escola municipal Coraly Júlia, do bairro Nova Assis/Jardim Eldorado, teve uma experiência diferente nesta sexta-feira, dia 12 de novembro, quando foram visitar o sítio “Toca da Raposa”, na estrada Assis/Paraguaçu Paulista, onde além de um passeio pelo campo, puderam executar diversas atividades ao ar livre, além de saborear um delicioso almoço feito em fogão à lenha e fazer um piquenique ao ar livre.

A visita, que  integra o projeto “Educação à Campo”, das secretarias municipais da Educação e Meio Ambiente, por intermédio do Centro de Referencia em Educação Ambiental, a antiga escola do Meio Ambiente (Parque Buracão), tem como princípio básico conscientizar os alunos da rede municipal de ensino, quanto à necessidade de bem cuidar do meio ambiente em que vivem, transformando-os em instrumentos de disseminação da mensagem de que o ecossistema em que vivemos precisa ser preservado, pois disso é que depende um futuro melhor para todos.

No sítio, as crianças e adolescentes fizeram trilhas ecológicas e acompanham explanações sobre técnicas de reflorestamento e também ajudaram no plantio de mudas de eucalipto, sob a supervisão do professor Antônio Marcos Nogueira coordenador do projeto e proprietário do sítio.

Para a secretária da Educação, Ângela Canassa, passeios deste tipo vem de encontro a proposta da pasta, que é oferecer para as crianças a liberdade e a experiência de participarem de passeios que possam colaborar para a sua formação em todos os sentidos. “É importantíssimo que a criança não se sinta presa apenas na sala de aula, mas que também possa vivenciar experiências como esta, pois um passeio no campo serve de maneira importante para o seu desenvolvimento em todos os aspectos, na medida em que promove a necessidade de bem cuidarmos do ambiente em que vivemos”, disse Canassa.

Márcia Duarte, diretora do colégio, considerou de extrema importância e valia o passeio, em especial porque a exemplo de Canassa, também entende que conscientizar a criança de hoje sobre a importância de amarmos e cuidarmos com carinho do meio ambiente, é sem dúvida alguma o melhor caminho para garantirmos um amanhã melhor para todos.

Marcos Nogueira lembra, que a área utilizada para as visitações dos estudantes da rede municipal, é totalmente arborizada com diversas espécies centenárias, o que permite aos alunos, uma aprendizagem extensiva, sobre a importância do reflorestamento sustentável.

Ainda segundo ele, é muito importante estar propiciando aos estudantes este contato direto com a natureza, até porque, será deles a missão de cuidar, daqui para frente do meio em que vivemos.

“Transformando as crianças em agentes multiplicadores, teremos ainda mais condições de garantirmos uma melhor qualidade de vida para as futuras gerações”, disse Nogueira.

O passeio teve início por volta das oito horas da manhã quando em um ônibus cedido pela Secretaria Municipal da Educação deixou a escola com destino ao sítio, de onde as crianças regressaram por volta das 15 horas para o Coraly.

Fonte: Assessoria - SME