Assis, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024

Educação no trânsito é tema de projeto na EMEIF José Santilli

23/09/2019

Educação no trânsito é tema de projeto na EMEIF José Santilli

Entre os dias 18 a 25 de setembro a EMEIF José Santilli Sobrinho, em comemoração a Semana Nacional do Trânsito, desenvolveu com seus alunos da Educação Infantil inúmeras atividades do projeto Educação para o Trânsito.

Entre as atividades realizadas a coordenadora pedagógica Ângela Aparecida Alexandrelli Mello destacou a construção de uma minicidade a partir de trajetos realizados com os alunos da II Etapa do Infantil, um bingo do trânsito associando aprendizagem e diversão e um comparativo do sistema de trânsito da cidade na antiguidade e atualmente, com fotos e visitas a trajetos nos entornos da escola.

Já os alunos da I Etapa conheceram o sistema de sinalização viária vertical e horizontal nas proximidades da unidade durante um trajeto de reconhecimento em que foram visualizadas placas, faixas de pedestres, sinais e semáforos.

Para a diretora da escola Isis Camargo Coviello Cadete Ferreira, o projeto visa mostrar o comportamento do indivíduo enquanto usuário das vias públicas, sendo necessário apresentar aos alunos os direitos e os deveres dos motoristas e pedestres, permitindo que os mesmos vivenciem situações reais.

“Na Educação Infantil esse aprendizado permite que o aluno tome consciência da importância de respeitar os sinais de trânsito e venha a colaborar na prevenção de acidentes”, completou a diretora.

Dando continuidade às ações do projeto, a unidade escolar convidou um agente de trânsito Municipal para ministrar aos seus alunos orientações sobre o trânsito no dia 27, próxima sexta-feira.

De acordo com a supervisora de ensino, Nelma Viviane de Souza Silva, além do trabalho realizado pela EMEIF José Santilli, ações pedagógicas com o mesmo propósito são desenvolvidas em toda a Rede Municipal de Assis.

“Estas atividades atendem também à Portaria do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, nº147 de 2 de junho de 2009, e está presente na Resolução da SME 06/2019 que dispõe sobre a elaboração do Calendário Escolar para o ano letivo de 2019”, esclareceu a supervisora.

Fonte: SME