Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


Palestras reúnem quase mil alunos em apenas um dia

29/10/2010

 

Um total de 925 alunos, entre crianças e adolescentes da rede municipal de ensino acompanharam na sexta-feira da semana passada, dia 22 de outubro, as palestras de orientação do projeto “Saúde Vai à Escola”. A informação é do responsável pela ação em nível da Secretaria Municipal da Educação, Tiago Escame, que lembra, haver sido esta movimentação, a maior já feita pelo projeto em um único dia.

“Sem dúvida alguma é motivo de muito orgulho para todos nós, pois um projeto que se iniciou há tão pouco tempo já consegue deixar sua marca, reunindo em um único dia um público superior as 900 pessoas, tendo em vista que nesta conta onde somamos apenas os alunos, temos também que incluir os professores, equipe gestora dos colégios, funcionários em geral e familiares das crianças”, disse.

O trabalho realizado na semana passada, começou em  meio às comemorações dos 10 anos de fundação da escola Coraly Júlia Carneiro, do Jardim Eldorado/Nova Assis onde foi realizada juntamente com a equipe do projeto, uma atividade totalmente diferenciada voltada para comemoração, inclusive com a apresentação de dança da Escola João Luiz Galvão Ribeiro. Os alunos ainda escreveram uma mensagem sobre a escola e soltaram em bexigas para toda a comunidade, sendo a festa, encerrada com a palestra “Qualidade de Vida” comandada pelas enfermeiras Solange, Patricia e Fernanda, que num momento de interação com as crianças dançaram e encenaram alguns assuntos para atingirem de maneira eficaz as crianças, que receberam informações sobre higiene pessoal, bucal entre outras, viram vídeos sobre alimentação saudável trabalhando a questão da obesidade e desnutrição falando da importância de comer frutas, legumes e hortaliças, visto que todas estas são fornecidas hoje pela merenda escolar.

Quase 250 alunos acompanharam este trabalho, realizado pela manhã na escola Coraly Júlia.

Ainda no período da manhã, a equipe do projeto visitou a escola Guiomar Namo de Melo, na vila Ouro Verde, onde as enfermeiras Célia e Kátia proferiram uma palestra sobre o Bullying, acompanhada por todas as salas assistiram de aulas, inclusive do ensino infantil, sendo que para cada faixa etária foi utilizada uma linguagem diferenciada, além do que, as enfermeiras tiveram o auxilio de vídeos, onde foram  trabalhadas as diferenças, o preconceito, a discriminação e o valor da amizade, focando que as escolas precisam ser lugares repletos de harmonia, amizade e respeito.

A coordenadora pedagógica do colégio, Raquel Ignatti parabenizou a iniciativa, afirmando que trabalhar o tema era realmente necessário na unidade escolar e que depois deste passo extremamente importante suas professoras continuaram dando continuidade no mesmo dentro da sala de aula.

Deste trabalho, realizado na Guiomar Mano nos dois períodos (manhã e tarde) participaram as enfermeiras Silvia Ribeiro da Silva, Mercedes Celestino e Elisangela Moraes, sendo que as palestras, somando os dois períodos foram acompanhadas por cerca de 230 alunos.

No mesmo dia, as escolas Maria José Silva Valverde (Parque das Acácias) e  Mafalda Salotti Bartholomei (Vila Progresso) receberam a palestra sobre  sexualidade, atingindo juntas 270 crianças que participaram ativamente da mesma, interagindo, perguntando e esclarecendo dúvidas extremamente importantes que desconheciam, tanto Carmem Silva do Carmo como Helena Aguiari Martelli, diretoras das unidades parabenizaram o projeto aprovando as palestras que vieram, segundo elas, de encontro com a necessidade da escola, sinalizando como fator positivo a sabedoria e interação que as enfermeiras tiveram com as crianças dos quartos e quintos anos de ambas as escolas.

Deste trabalho, participaram as enfermeiras Izabel Ceciliato, Silvana Bueno e Vera Lucia Martins.

Ainda no dia 22, houve na escola Beija Flor uma palestra sobre DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) endereçada aos alunos do 4º e 5º anos e que deu seqüência ao trabalho de sexualidade iniciado há algumas semanas pela equipe do projeto no Beija Flor,  levando aquela clientela de alunos informações extremamente importantes que fazem parte de suas dúvidas.

Deste trabalho, que reuniu cerca de 170 atendidos pelo Beija, participaram as enfermeiras Fernanda Piovesani, Eunéia Sola dos Santos e o enfermeiro Júnior.

Foi dado ainda pela equipe, inicio a mais um tema que será trabalhado na rede municipal de ensino que nada mais é do que a “Adolescência  e Puberdade”, tema extremamente importante que retrata as mudanças no corpo, no humor, no amadurecimento de cada individuo, ajudando os demais a lidarem com o corpo e com as situações.

Tal palestra foi realizada na escola Maria Amélia de Castro Buralli (avenida São Cristóvão), sendo muito aprovada pela coordenadora pedagógica Nelma Viviane, que ressaltou a importância de profissionais da saúde, em especial do Hospital Regional que é parceiro da SME no projeto “Saúde Vai à Escola” virem possibilitar este momento importante de aprendizagem e conscientização dos pequenos que em muitas das vezes não sabem  a quem recorrer suas dúvidas sobre esta fase marcante na vida de todos os seres humanos.

Ângela Canassa parabenizou a equipe do projeto e ressaltou a importância do mesmo, afirmando que se trata de um dos mais importantes trabalhos de prevenção e orientação já realizados dentro da área educacional assisense: “Esta parceria com o Hospital Regional de Assis veio em uma ótima hora, pois se trata de sementes que estão sendo plantadas com muito carinho e com certeza, iremos conseguir colher bons frutos”, observou Canassa.

No total, as palestras da manhã foram acompanhadas por 550 alunos e as da tarde, por  outros 375, totalizando um público de 925 estudantes.

 

 

Fonte: Assessoria - SME


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados