Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Assis sai na frente de ação contra o bullying

22/10/2010

Novamente a cidade de Assis dá um bom exemplo e sai na frente, se torna a pioneira em uma nova ação. Desta vez, o assunto é o combate do “bullying” em especial dentro das escolas.

Nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, uma das noticias mais comentadas pela grande imprensa foi a de que em nível nacional, num primeiro momento serão distribuídas 46 mil exemplares de uma cartilha sobre o bullying elaborados pelo Conselho Nacional de Justiça, que seguirão para tribunais e secretarias de educação de todo o país, com o objetivo de ajudar professores e pais a prevenir o problema do bullying nas escolas, uma vez ser objetivo do CNJ, que o tema seja trabalhado nas escolas.

Daí a explicação sobre o pioneirismo assisense, por meio da Secretaria Municipal da Educação, também neste tema, pois apenas nesta sexta (22), o referido tema foi tema de palestras em duas escolas municipais, dentro do projeto “Saúde Vai à Escola”, desenvolvido pela SME em parceria com o Hospital Regional de Assis.

“Ficamos felizes em saber desta iniciativa federal de levar este importante trabalho para todo o Brasil e mais satisfeitos ainda em saber que se trata de algo que já está implantado e dando certo em nossa cidade, pois apenas nesta semana, cerca de 250 crianças da nossa rede municipal de ensino foram orientadas sobre o bullying, comprovando que novamente Assis saiu na frente graças a este belíssimo projeto desenvolvido em parceria com o Hospital Regional de Assis”, avalia Tiago Escame, que coordena o trabalho em nível da SME.

A proposta do Conselho Nacional de Justiça foi apresentada durante seminário sobre o tema esta semana em Brasília, o material de autoria da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa da Silva é didático e pretende auxiliar os educadores a lidar com a violência psicológica e até física sofrida por crianças e adolescentes. Além de ajudá-los a identificar vítimas e agressores desse tipo de violência, a cartilha fala sobre como a escola pode evitar o bullying.

Para a médica, a exposição dos envolvidos nesse tipo de conflito pode causar mais prejuízos do que os causados pelo bullying. Ela defende a criação de estruturas de conciliação nas escolas com profissionais especializados. A cartilha é uma das iniciativas do Projeto Justiça nas Escolas, que visa aproximar o Judiciário das instituições de ensino no combate e na prevenção de problemas que afetam os alunos.

A secretária da Educação Ângela Canassa, entende ser de fundamental importância a participação de todos no combate e na prevenção ao bullyng. Porém, lembra que realmente o trabalho em Assis teve início muito antes da iniciativa federal, uma vez que a primeira semente foi plantada no primeiro semestre, quando a SME apoiou a iniciativa da Pastoral da Educação, que na oportunidade trouxe à cidade o ex-secretário estadual da Educação e recém-eleito deputado federal por São Paulo, Gabriel Chalita que palestrou sobre o tema no Clube da Terceira Idade para um público de cerca de 700 educadores.

Fonte: Assessoria - SME