Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


Creches pólos atenderão nesta sexta-feira

13/10/2010

 

Devido ao Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, as escolas e demais unidades da rede municipal de ensino, sejam elas do ensino infantil ou fundamental não estarão funcionando nesta sexta-feira, data em que se comemora o dia dos educadores.

Contudo, segundo informa a secretária da educação, Ângela Canassa o atendimento nas creches não será suspenso em sua totalidade, sendo que as crianças estarão sendo atendidas pelas creches pólos, que funcionarão normalmente em regiões estratégicas da cidade, sendo que neste 15 de outubro, atenderão normalmente, as creches municipais Eunice de Lima Silveira (Vila Gloria), Anjo da Guarda/Santilli Sobrinho (Vila Marialves), Bambalalão (Jardim Paraná/Vila Progresso) e Pequeno Aprendiz (Jardim Três Américas), disponibilizando desta forma, vagas para as crianças em todas as regiões da cidade. “E esta é sempre a nossa preocupação, ou seja, que as creches pólos supram inteiramente a necessidade, em especial daquelas mães que trabalham fora, oferecendo este atendimento em todas as regiões da nossa cidade”, observa Ângela Canassa, lembrando que na segunda-feira, dia 18, todas as unidades voltam a atender em seus horários normais.

A DATA - O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor, comemorado inicialmente em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”.

A celebração, que daquele momento em diante se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

 

 

 

Fonte: Assessoria - SME


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados