Assis, Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024

Educação encerra ciclo de orientações Técnicas do Programa Mais Alfabetização

23/08/2018

Educação encerra ciclo de orientações Técnicas do Programa Mais Alfabetização

Professores Alfabetizadores dos 1º e 2º anos da Rede Municipal da Educação participaram no último dia 13 de agosto, na Secretaria Municipal da Educação – (SME), da 3ª edição da Orientação Técnica do Programa do Ministério da Educação – (MEC), o Mais Alfabetização – (PMALFA).

A 3ª orientação realizada no Núcleo de Educação Continuada – (NEC), foi ministrada pela coordenadora do programa no município, Silvia Maria Almeida Mota, e encerrou as formações abordando os resultados obtidos na Avaliação Diagnostica do programa.

De acordo com a coordenadora a orientação visou revelar o caminho já percorrido e apontar para o que ainda deve ser trabalhado com as crianças de modo a alcançar as metas de cada etapa do processo de apropriação da língua escrita e do conhecimento lógico e matemático.

As Orientações Técnicas do PMALFA destinadas a aproximadamente 110 professores e assistentes de alfabetização que atuam no programa, são complementares e objetivam apoiar os professores na construção de um diagnóstico do processo de alfabetização e na definição de metas e ações para garantir a aprendizagem de todos os estudantes. Ao mesmo tempo, constituem-se como suporte no processo de formação dos professores alfabetizadores e assistentes de alfabetização.

A coordenadora ressaltou que todo o programa foi alicerçado no município pela gestão da Secretaria Municipal da Educação de Assis, através da sua secretária, Dulce de Andrade de Araújo e com o apoio da Supervisão de Ensino com as supervisoras Graziela Cristina de Oliveira  Holmo e Nelma Viviane de Souza Silva.

O Programa Mais Alfabetização.

O Programa Mais Alfabetização, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) pela Portaria Nº 142/2018, tem como objetivo fortalecer e apoiar técnica e financeiramente as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

Fonte: #SME #RealizandoHojecomosOlhosnoAmanhã