Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Creches pólos atenderão na segunda-feira

01/10/2010

Devido ao ponto facultativo alusivo ao dia 4 de outubro, próxima segunda-feira, quando se comemora o dia de São Francisco de Assis, padroeiro da nossa cidade, as escolas da rede municipal de ensino, sejam elas do ensino infantil ou fundamental não estarão funcionando.

Contudo, segundo informa a secretária da educação, Ângela Canassa o atendimento nas creches não será suspenso em sua totalidade, sendo que as crianças estarão sendo atendidas pelas creches pólos, que funcionarão normalmente em regiões estratégicas da cidade.

Neste ponto facultativo de segunda-feira, atenderão normalmente, as creches instaladas nas escolas municipais Adelina Petrini Bolfarini (CDHU), Coraly Júlia (Jardim Eldorado/Nova Assis), Judith de Oliveira Garcez (Tênis Clube) e Hilda Miras (Vila Souza), sendo que na terça-feira, dia cinco, todas as unidades voltam a atender em seus horários normais.

São Francisco de Assis, por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

Francisco nasceu na cidade de Assis, em Úmbria, na Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a idéia por não ter muito jeito para isso. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o status que sua condição exigia.

Contudo, em 1206 para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa. Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos.

Pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o sol, a lua e as estrelas, sendo que sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares até os dias atuais.

Fonte: Assessoria - SME