Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

Alunos da escola João Mendes participam de 21ª edição de Olimpíada Brasileira de Astronomia

24/05/2018

Na última sexta-feira, 18, alunos e professores da EMEF Dr. João Mendes Junior participaram da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia - (OBA), realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com a construção de um foguete e a realização de avaliações que renderão medalhas e certificados aos 10 melhores colocados em nível nacional.

A 21ª edição da OBA estimula à propagação dos conhecimentos astronômico, astronáutico e cientifico atualizados aos jovens da rede de educação pública e privada de ensino fundamental e médio em todo o território nacional.

Para participar da olimpíada os alunos da escola João Mendes, utilizaram recursos digitais, como a lousa digital, para discussão de diversos assuntos relativos à astronomia, forma da terra, atmosfera, rotação, pontos cardeais, dia e noite, fases da lua, mês e eclipses, objetos do sistema solar, entre muitos outros assuntos de interesse cientifico.

Dentro das ações da olimpíada e da participação voluntaria do “amigo da escola”, o Sr. Bráulio Rodrigues passou aos alunos ensinamentos sobre as 3 leis de Isaac Newton, o que contribuiu com pequenas experiências e pesquisas para a construção de foguetes.

Ao final do projeto os alunos responderam uma prova contendo 10 questões elaboradas pela OBA, e realizaram também o lançamento oficial dos foguetes, com muito entusiasmo e alegrai diante dos resultados.

Corrigidas as provas pelos professores da escola os nomes e notas de todos os alunos devem ser lançados no extranet da OBA. Porém, as provas com as 10 maiores notas de cada nível devem ser enviadas, pelos correios.

Haverá certificado de participação a todos os participantes e medalhas para os alunos com maiores notas. A escola organizará uma cerimônia para a entrega de medalhas e certificados.

A equipe gestora se mostra muito felizes e satisfeitos com nossos alunos e professores pela brilhante participação na OBA.

Fonte: SME - #RealizandoHojecomosOlhosnoAmanhã