Assis, Quinta-Feira, 04 de Julho de 2024

Educação prepara a sua Cantata de Natal

01/10/2010

A Secretaria Municipal da Educação já deu início à preparação de sua Cantata de Natal, que contará com a participação de crianças de todas as suas unidades escolares, que vão ao final deste ano festejarem juntos com a população local e regional a chegada do Natal e do Ano Novo.

“Estamos trabalhando com todo o afinco para que seja uma festa inesquecível e que possa a partir de então entrar para o calendário oficial da cidade”, disse ontem o professor de música Eder Roni da Silva Godoy, responsável pelo coral da SME e que integra a comissão organizadora da cantata.

Segundo ele, trata-se de um evento que vem sendo preparado com todo o carinho, uma vez que o objetivo de todos os projetos da educação assisense, explica o professor Eder, é sempre oferecer o melhor para a população: “E ainda mais quando estamos falando de crianças artistas, pois elas é que farão o espetáculo e isso, para nós já é uma grande vitória e motivo de bastante orgulho, pois todas as apresentações serão feitas por crianças da nossa rede escolar”, explica.

A chamada “Cantata Especial de Natal” é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, tendo sido idealizado e vem sendo coordenado pelo professor de música da SME, Eder Godoi, com o aval do prefeito Ézio Spera e da secretaria municipal de educação Ângela Canassa, que desde o início, quando a idéia da apresentação especial de Natal surgiu, deram total apoio para a iniciativa.

“São nossos objetivos, instaurar um clima natalino carregado de emoção, bons sentimentos e um evento de qualidade para a nossa população. Uma apresentação que com certeza entrará para a história de nosso município, estado e, quem sabe, do nosso país. Mas nosso objetivo maior é proporcionar às crianças que se apresentarão uma oportunidade de serem os principais protagonistas de um evento de tamanha magnitude. Esse evento ficará marcado para sempre na vida dessas crianças e de suas respectivas famílias”, explica Godoi.

Ele também ressalta a importância de se criar um evento Turístico-Artístico-Cultural, feito por crianças que atraia o olhar da mídia de uma maneira geral e de forma positiva para o nosso município e a visita de pessoas de outras cidades, sendo que para a viabilização desse projeto da cantata, está acontecendo uma mobilização de todos os professores de 1º a 5º ano do ensino fundamental das escolas que aderiram à proposta.

Esses professores, explica Eder, deverão ter a preocupação de passar para as crianças as letras das canções a serem entoadas bem como ouvir com elas a gravação das músicas de setembro a novembro, sem que esse processo interfira no conteúdo programático da escola para o ano letivo.

Numa segunda fase da preparação do evento, no mês de novembro, o professor regente Eder Godoi visitará todas as unidades escolares que aderiram ao Projeto para a realização de ensaios técnicos, padronização da maneira de cantar e para que as crianças tenham um contato direto com o regente, aprendendo sobre postura e como cantar sob regência.

O local de realização da cantata, bem como a data serão confirmados na semana que vem.

AVALIAÇÃO

No final de 2009 foi oferecido à população assisense a oportunidade de assistir a apresentação que denominamos de Primeira Cantata de Natal Especial (apresentação-teste onde mais de duas mil crianças se apresentaram em frente à igreja da Catedral).

O resultado foi bastante satisfatório e neste ano queremos registrar o recorde de maior Coral Infantil do Brasil e talvez do mundo (Não há registro desse gênero no Guiness Book – o livro dos Recordes).

A arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dela, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, o raciocínio, a reflexão e a imaginação.

Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas.

A educação em arte propicia ainda a percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

Uma função igualmente importante que a arte tem a cumprir diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas. A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.

A arte solicita a visão, a audição e os demais sentidos como porta de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais. Essa forma de comunicação é rápida e eficaz, pois atinge o interlocutor por meio de uma síntese ausente na explicação dos fatos.

O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos a sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.

Fonte: Assessoria - SME