Assis, Terça-Feira, 02 de Julho de 2024

Alunos são submetidos à avaliação de nível de alfabetização para inicio do Programa Mais Alfabetização

09/05/2018

As avaliações possibilitam o monitoramento e a avaliação periódica da execução e dos resultados do Programa

Cerca de 2.100 alunos da Rede Municipal de Educação dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental realizam nesta terça e quarta-feira, dias 8 e 9, a avaliação diagnostica de entrada do Programa Mais Alfabetização do Ministério da Educação – (MEC).

O teste visa avaliar os estudantes para disponibilizar para as unidades escolares diagnósticos detalhados das habilidades básicas e essenciais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo do ensino fundamental.

Os resultados serão usados na elaboração de estratégias para superar as dificuldades de aprendizagem detectadas, tornando mais produtivo o trabalho.

Durante a realização do programa os alunos também serão avaliados em outras duas oportunidades, no meio do processo, com a “avaliação de meio”, para diagnosticar o avanço dos estudantes, bem como a “avaliação de saída”, após o término do programa, com a avaliação destinada também ao desempenho dos assistentes.

O Programa Mais Alfabetização é aplicado em 19 unidades escolares da rede municipal de ensino através da Secretaria Municipal da Educação com o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

Os alunos submetidos às avaliações do Programa Mais alfabetização e demais avaliações recebem, no caso de necessidades comprovadas, a devida atenção nos quesitos de acessibilidade pela Secretaria Municipal da Educação, com a destinação de material adequado como provas ampliadas e guia interprete em libras.

Fonte: SME